SENTA: Este comando serve para que o seu cachorro sente ao seu comando e espere sentado até você dar um novo comando. Geralmente o SENTA é o comando que o…

Adestramento de cães – Comando Sentar



SENTA:
Este comando serve para que o seu cachorro sente ao seu comando e espere sentado até você dar um novo comando. Geralmente o SENTA é o comando que o cachorro aprende mais rapidamente.

COMO ENSINAR:


No início do treinamento é mais fácil se você se ajoelhar ao lado do cão. Assim que ele estiver dominando o comando procure não se abaixar mais ao lado dele. Se o cachorro estiver em pé: coloque o cão do seu lado esquerdo, bem paralelo a você. Com a mão direita segure a guia bem perto do pescoço do cão e puxe levemente para cima e para trás. Ao mesmo tempo, deslize a mão esquerda em forma de concha pelas costas do peludo e continue deslizando até depois do rabo. Quando a sua mão esquerda estiver na altura da parte traseira do “joelho” do cão, faça uma pequena pressão para dentro, forçando o “joelho” se dobrar e o cachorro sentar.

Não é preciso fazer força! Use o comando SENTA num tom de voz bem suave. Assim que o bumbum do cachorro tocar o chão deixe de fazer qualquer pressão na guia e faça muita festa. Dê o comando OK para liberá-lo ao final do exercício. Depois de uma semana de trabalho a maioria dos cães estará pronta para receber apenas um leve toque na altura da base superior da cauda antes de sentar.



Mais uma semana de prática e tudo o que você precisará fazer é dizer a palavra SENTA, para ver um cachorro todo feliz em ter o bumbum grudado no chão. Se o cachorro estiver deitado: segure a guia com as duas mãos e puxe o cachorro para cima, com a guia fazendo um ângulo de 90 graus em relação ao chão. Solte a guia gentilmente, até as patas tocarem o chão.

Durante este processo diga a palavra SENTA. Não é preciso puxar com força, nem machucar o cão. Não dê “soquinhos” na guia, faça um movimento suave e contínuo para cima.

COMO PRATICAR:


Este comando pode ser praticado em qualquer lugar: na rua, em casa, no elevador, na fila do pão, etc. Quanto mais você fizer melhor. O SENTA é ótimo para controlar a ansiedade do cachorro, se ele estiver em pé, preso na guia, e você estiver parado, provavelmente ele estará tentando cheirar alguma coisa, ou ver quem está passando. Sentado ele ficará calmo e esperará você dar outro comando que o libere desta posição. Este comando serve para fazer o cachorro ficar parado ao seu lado quando você for atravessar uma rua, estiver conversando com um amigo que encontrou na calçada, etc.

Este comando é especialmente útil para fazer o cachorro esperar quieto num lugar, se acalmar quando muito excitado, esperar pelo prato de comida, não pular nas pessoas quando chegam visitas na sua casa, dentro de elevadores, etc. Aproveite para treinar o seu cachorro quando você encontrar uma pessoa com outro cachorro. Aproxime-se da pessoa, peça ao seu cão para sentar-se, aguarde alguns segundos até ele estar comportado e depois dê o comando OK e libere-o para cheirar o traseiro do novo amiguinho. Vai ser um sucesso de público se o seu cachorro se comportar direitinho.