Novo aeroporto em São Paulo

São Paulo pode ganhar um terceiro aeroporto, segundo o governado do Estado, Geraldo Alckmin

Atualizado em

Novo aeroporto em São Paulo

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou que o Estado estudará a possibilidade da construção de um terceiro aeroporto na região metropolitana da capital paulista.

Segundo Alckmin, os problemas com os aeroportos da cidade são importantes e merece atenção. “A questão aeroportuária é um dos principais estrangulamentos que nós temos hoje.

Ela demanda medidas imediatas, como o terceiro terminal de Cumbica e a segunda pista de Viracopos. “E, em médio prazo, estudaremos a questão do aeroporto”, disse. Essa declaração foi feita na manhã desta terça-feira, após a cerimônia do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo. O encontro reúne 39 prefeitos de diversas cidades e será presidido pelo prefeito da capital, Gilberto Kassab.

O prefeito da cidade de São Paulo, também destacou a importância de um novo aeroporto para o Estado. Ele e o governador, no entanto, não informaram detalhes sobre a possível localização ou a data para o início dos estudos.

Os planos de governo de Alckmin, além do setor aeroportuário, vêm investindo em saneamento básico, mobilidade urbana, coleta de lixo e meio ambiente. Essas ações são prioridades nos debate do Conselho.

Aeroportos

São Paulo  possui 3 aeroportos na região metropolitana de 3 cidades. Na capital paulista, o aeroporto de Congonhas é o que mais recebe voos nacionais no país. Em Guarulhos, cidade colada à São Paulo, abriga maior aeroporto do Estado, conhecido como aeroporto de Cumbica ou Internacional de Guarulhos. A cidade de Campinas, vizinha à capital, também tem um aeroporto movimentado, o de Viracopos.