É de fundamental importância conhecermos quais são os alimentos ricos em cálcio, não se prendendo apenas no famoso leite como única alternativa, confira uma lista que oferecem variados tipos de alimentos ricos em cálcio, desde carnes a vegetais.

Alimentos Ricos em Cálcio

É de fundamental importância conhecermos quais são os alimentos ricos em cálcio, não se prendendo apenas no famoso leite como única alternativa, confira uma lista que oferecem variados tipos de alimentos ricos em cálcio, desde carnes a vegetais.



Certamente você já deve ter ouvido falar tanto por profissionais da área e até mesmo de sua mãe, que é sempre bom ingerir alimentos ricos em cálcio para prevenir doenças geralmente relacionadas ao enfraquecimento dos ossos por falta do cálcio.  Quando pensamos em cálcio imediatamente nos lembramos do leite, é verdade, o leite é uma importante fonte alimentar que tem altos níveis de cálcio em sua composição, mas vale lembrar, e é de grande importância que não só o leite nem os derivados do leite são ricos em cálcio, afinal de contas, como ficaria a situação dos ossos das pessoas que têm intolerância a lactose? Pois então, para essas pessoas existem outras alternativas de fontes de alimentos que também são ricas nessa substância.

Lista com os Alimentos mais Ricos em Cálcio

Abaixo segue uma lista com os alimentos que possuem significativa quantidade de cálcio em sua composição, tais alimentos são ótimos, como já dito, para prevenções de doenças que causam enfraquecimento dos ossos, como a osteoporose.


  • Iogurte – o iogurte é um alimento que possui grandes quantidades de cálcio e é uma boa pedida para um café da manhã ou pequeno lanche, podendo ainda ser consumido juntamente com algum cereal.
  • Queijo –  um alimento derivado do leite, assim como o iogurte, que possui expressiva quantidade de cálcio em sua composição e acompanha diversos tipos de alimento, é também bastante apreciável por seu sabor.
  • Leite – o leite, como já é bastante conhecido por todos, é uma das principais fontes de cálcio usualmente ingeridas, mas como dito, existem pessoas que tem intolerância a alimentos que possuam lactose, portanto deve-se citar outros alimentos que também possuem potencial para substituir o leite como fonte de cálcio
  • Cereais – os cereais também é um tipo de alimento que possui boa quantidade de cálcio, e combina perfeitamente com o seu café da manhã.
  • Soja – a soja é um alimento que além de boa quantidade de cálcio é rica em proteína, portanto é um alimento bastante aconselhado para todas as pessoas.
  • Sardinha e Salmão – são ótimos alimentos, ricos em cálcio, possuem Ômega-3 e ainda boa quantidade de proteínas, são alimentos riquíssimos e aconselhados em qualquer dieta.
  • Vegetais de folhas verdes – nabiças, dente de leão, couve e chicória são riquíssimos em cálcio, e aconselhados em uma dieta que se deseja eliminar gordura.