As fibras são excelentes para auxiliar na digestão e na sensação de saciedade durante as refeições. Seu consumo deve ser diário, mas em quantidade controladas.

Alimentos ricos em Fibras

As fibras são excelentes para auxiliar na digestão e na sensação de saciedade durante as refeições. Seu consumo deve ser diário, mas em quantidade controladas.



alimentos-ricos-em-fibras

Todos sabemos que nossa alimentação deve ser balanceada, diversificada e com muitos alimentos saudáveis, ou seja, que tenham muitos nutrientes, como proteínas, magnésio, ferro, fibras, potássio, entre outros. Tudo isso auxilia para que nosso organismo esteja sempre saudável.

As fibras são muito importantes para o funcionamento do intestino, auxilia no bom funcionamento, protegendo contra a constipação (intestino preso). Também ajudam no controle do peso corporal, já que contribuem para a sensação de saciedade, evitando o pico de glicose depois das refeições.


[youtube]a0jmmh-Xu1o[/youtube]

Alimentos ricos em fibras

São vários os alimentos ricos em fibras, frutas, verduras, legumes, cereais, entre outros. Que podem ser consumidos em várias refeições do dia, abaixo uma lita com alguns desses alimentos.



Frutas – Pera, laranja, pêssego, figo, abacaxi, ameixa, morango, mamão, damasco;

Legumes – Beterraba, abóbora, cenoura;

Verduras – Rúcula, espinafre, nabo, alface, acelga, rúcula, agrião;


Cereais – Granola, aveia, gérmen de trigo;

Outros alimentos – Barra de cereais, pão integral, lentilha, feijão, grão de bico, fava.

  • Cereais All Bran – 30g de fibras/100g
  • Grão de bico cozido – 15g de fibras/100g
  • Pão de sementes 3,8g de fibras /100g
  • Nozes- 3,8g de fibras/100g
  • Vagens cozidas – 3,2g de fibras/100g
  • Pera com casca – 2,8 g de fobras/100g
  • Morangos frescos – 2 g de fibras/100g
  • Macarrão cozido 2 g de fibras/100g

Benefícios das fibras

Além de auxiliar na digestão, as fibras ajudam no emagrecimento, já que tem a capacidade de fazer com que a fome passe mais rápido, a sensação de saciedade, não possui possuem valor calórico, nem são absolvidas pelo corpo. E tem também a capacidade de absorver o colesterol e açúcares.

Comer fibras em excesso faz mal

Apesar dos alimentos ricos em fibras serem excelentes para o controle de peso, auxílio na digestão e muitos outros benefícios, deve-se ter cuidado para não consumir em excesso, recomenda-se o consumo de 20 g a 30 g por dia, mais do que isso pode causar oclusão intestinal e diminuição da absorção de nutrientes importantes, como zinco, ferro, fósforo e cálcio.