O magnésio é um nutriente muito importante para o nosso corpo, possui funções essenciais. É adquirido através de uma alimentação correta, onde devem estar presentes os alimentos ricos em magnésio.

Alimentos ricos em Magnésio

O magnésio é um nutriente muito importante para o nosso corpo, possui funções essenciais. É adquirido através de uma alimentação correta, onde devem estar presentes os alimentos ricos em magnésio.



alimentos-ricos-magnesio

Quando feita de forma correta, a alimentação auxilia muito na saúde do nosso corpo, é através desses alimentos que nosso organismo consegue obter diversos nutrientes, como vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, cálcio, ferro, magnésio, entre outros. O consumo dos alimentos ricos em magnésio por exemplo, pode reduzir o risco de diabetes tipo 2, como frutos oleaginosos e legumes de folha verde.

O magnésio tem a função de auxiliar na transmissão de influxo nervoso, na duplicação dos ácidos nucleicos e regular a atividade de mais de 300 reações enzimáticas. Mantém também os dentes e ossos saudáveis e regula as contrações musculares.


[youtube]hkgr37o_ymA[/youtube]

Alimentos ricos em magnésio

Como tido anteriormente, alguns alimentos são ricos em magnésio, são frutas, grãos e derivados, hortaliças, nozes e sementes. Na lista abaixo você pode conferir alguns desses alimentos.



Grãos e derivados – Granola, arroz integral, farelo de arroz, farinha de trigo integral, farelo de aveia, cevada, aveia, gérmen de trigo, farelo de milho, cereais ricos em fibras, farinha de centeio.

Frutas e hortaliças – Quiabo, batata com casca, uva passa, soja, couve, grão-de-bico, figo seco, beterraba, banana, abacate, espinafre, mandioca.

Nozes e sementes – (de preferência seca, e não torrada) Sementes de girassol, abóbora e gergelim. Soja, castanha, amêndoas, soja, pistachios, amendoim.


Outros alimentos – Ostra, camarão, manteiga de amendoim, fermento, leite em pó.

Falta de Mágnesio

Assim como outros nutrientes, o magnésio é essencial para o nosso organismo, e na falta dele pode-se ter sintomas desagradáveis, que afetam nossa saúde.

  • Osteoporose;
  • Insônia;
  • Falta de apetite;
  • Câimbras;
  • Sonolência;
  • Falta de memória;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Diabetes mellitus.