Alistamento Militar 2013 - Documentos, Datas e Locais

No Brasil é obrigatório o Alistamento Militar, todo jovem que tem ou vai completar 18 anos em 2013, deve se apresentar nas datas e nos locais definidos para realizar o alistamento.

Atualizado em

Alistamento Militar 2013

Todo país necessita de Força Armadas, que são compostas pelo Exército, Marinha e Aeronáutica, todos os anos são necessários jovens para ingressar no serviço militar, em alguns países isso é opcional, já aqui no Brasil não, o alistamento militar é obrigatório a todo jovem com faixa etária dos 18 anos, salve algumas exceções.

O Alistamento Militar 2013 vai acontecer nas mesmas datas de todos os anos, de 1 de janeiro até 28 de junho, caso você tenha ou vá completar 18 anos em 2013, é obrigatório que se apresente na Junta de Serviço Militar de sua cidade. É necessário levar os seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade – Original e xerox;
  • CPF – Original e xerox;
  • Comprovante de residência – Original e xerox;
  • Certidão de nascimento – Original e xerox;
  • 4 fotos 3×4.

Serão feitas algumas perguntas, como sua atual ocupação profissional, se tem ou não filhos, se deseja ou não ingressar no serviço militar, entre outras.

Vale lembrar que o alistamento é obrigatório, e caso não seja feito, o jovem não pode retirar passaporte, renovar visto, não pode assinar contrato de trabalho público ou privado, temporário ou efetivo, e não podem se matricular em instituições de ensino, seja público ou privado.

Após o alistamento, todos os jovens vão passar por uma seleção, e depois vão se apresentar em algum Quartel Militar definido, para outras seleções. O Serviço Militar é também uma ótima opção de crescer na vida, lá você aprende valores e muita disciplina, além de após alguns anos pode-se chegar a altas patentes e participar de concursos para aprender cursos superiores.