O Amigo Secreto é uma excelente brincadeira para trocar presentes em confraternizações e festas em família. Todo mundo dá e recebe um presente.

Amigo Secreto

O Amigo Secreto é uma excelente brincadeira para trocar presentes em confraternizações e festas em família. Todo mundo dá e recebe um presente.



O amigo secreto foi criado por pessoas sem condições financeiras de dar presentes a todos, então criou- se essa forma de presentear uns aos outros, também conhecido como amigo oculto. A ideia foi criada para que todos saíssem com presentes, e se popularizou em 1929, em plena depressão, onde todos estavam ruins financeiramente.

A brincadeira consiste em todos tirarem o nome de outro em um papel, guardarem segredo, e então no dia de entregar os presentes, falarem dicas para que os outros acertem quem é, e o próximo faz a mesma coisa, até o último.


O amigo secreto é bastante utilizado em festividades de final de ano, confraternizações e festas em família, uma divertida forma de trocar presentes. Algumas dicas servem para que a brincadeira seja perfeita, como estipular um valor mínimo e máximo do presente, para não ocorrer de alguém dar um presente muito caro e receber um muito barato, além de guardar realmente segredo quanto a quem você tirou.

Existem variações dessa brincadeira, como:



Amigo de  Chocolate = Como o próprio nome já diz, a única diferença dessa para a tradicional é que só se pode dar de presente chocolates.

Amigo secreto chinês = Nesse amigo secreto todos compra presentes com preços pré- estabelecidos, e embalados de forma que não tenha como se saber qual o conteúdo, então são sorteados através de números pessoas que iriam escolher qual presente pegar.

Amigo da onça = Nesse o objetivo é presentear com brincadeiras ou presentes sem utilidade, só para ter a diversão mesmo.