O analfabetismo funcional atinge grande parte da população brasileira, isso é um reflexo claro do nosso sistema educacional básico de má qualidade.

Analfabetismo Funcional

O analfabetismo funcional atinge grande parte da população brasileira, isso é um reflexo claro do nosso sistema educacional básico de má qualidade.



analfabetismo_funcional

Sabemos que o nível social e econômico de um país é reflexo direto da sua educação, países dito desenvolvidos possuem somente uma pequena parte de sua população analfabeta, ou seja, que não sabe nem ler nem escrever. Esses índices são medidos por órgãos de cada nação, e procuram identificar o quadro de desenvolvimento educacional de sua população.

Segundo dados do Governo Federal o nosso país possui apenas uma pequena parte da população analfabeta, porém, um considerável parte dessas pessoas são analfabetas funcionais.


O que é?

analfabeto-matematica

O analfabetismo funcional é caracterizado pela capacidade de baixo aprendizado, possui apenas conhecimentos mínimos para a leitura e a matemática, conseguindo apenas reconhecer pequenas frases, textos curtos e os números, não tendo habilidade para interpretar textos ou realizar operações matemáticas mais complexas.

Ou seja, muitas pessoas que sabem apenas escrever e ler seu nome são considerados alfabetizados, onde na verdade ainda necessitam de mais estudos para que possam realizar funções básicas como entender textos de jornais, revistas, ou realizar contas de multiplicação e divisão.



analfabetismo-funcionalA alfabetização é caracterizada em três níveis.

  • Nível 1 – Consegue apenas ler e compreender pequenos textos e frases curtas, e mesmo sabendo contar, possui dificuldades em realizar operações matemáticas básicas e em compreender números grandes.
  • Nível 2 – Realiza leitura plena de textos curtos, porém consegue obter apenas um entendimento parcial, e não consegue tirar conclusões. Consegue realizar as operações matemáticas básicos, como também entende números grandes, porém sente dificuldade ao realizar maior quantidade de cálculos ou operações mais complexas.
  • Nível 3 – É realmente uma alfabetização plena, consegue ler e entender textos, possui domínio da escrita e da matemática essencial (da básica à complexa).

Estudos comprovam que o analfabetismo funcional atinge mais da metade da população, apenas a menor parte possui a alfabetização completa.