Com a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a descriminalização do aborto de fetos sem cérebro, o assunto ganhou repercussão, e criou polêmico política, cultural e religiosa sobre o assunto. Porém muitos não sabem ao certo do que se trata e como ocorre a formação da anencefalia fetal.
O que é?
A anencefalia fetal consiste em uma má formação, com sua principal característica a ausência do cérebro e dos ossos que cobrem a parte superior do crânio. Em média após a 16ª semana, o problema já pode ser diagnosticado.
[youtube]j6abSKVX-MQ[/youtube]
Causas
Esse problema pode ser causado por infecções durante o início da gestação, excesso de exposição a radiação, uso de medicamentos inadequados durante o primeiro mês de gestação, uso de drogas ilícitas, intoxicação por substâncias químicas, e alterações genéticas. Pesquisas comprovam que mulheres com diabetes possuem seis vezes mais de chances de ocorrência.
Expectativa de Vida
25% dos fetos morrem antes ou durante o parto, 50% que nascem com essa deficiência tem uma expectativa de poucos minutos a alguns dias, e outros 25% vivem mais do que 10 dias.
Tratamentos
Infelizmente fetos com essa deformação não possuem tratamento.
É importante lembrar que fetos com essa deficiência não possuem muita expectativa de vida e suas funções básicas necessárias do organismo, muitas vezes são limitadas e com problemas.
ATENÇÃO! As fotos e o vídeo contidos abaixo possuem cenas fortes e sem censura, de fetos com anencefalia.
Vídeos
[youtube]XLV1pQfssyI[/youtube]