A Apendicite nada mais é do que a inflamação do apêndice, uma pequena bolsa localizada no início do intestino grosso, possui aproximadamente 10 cm, parece um saco. Serve como reservatório de bactérias intestinais que auxiliam na digestão.
É considerado algo bastante grave, já que pode acontecer de estrangular, e a infecção se propagar pelos outros órgãos. Pode atingir pessoas de qualquer idade, e deve-se ter um diagnóstico rápido, para evitar complicações.
Sintomas
Sem dúvida o principal sintoma é a dor abdominal do lado direito e na parte inferior, local onde se encontra o apêndice. Algo que incomoda bastante, no início é fraca, mas com o tempo vai aumentando. Outros sintomas são:
- Febre;
- Perca de apetite;
- Náuseas;
- Vômitos.
Causas
A causa mais comum para a apendicite é um bloqueio ocasionado pelas fezes, fazendo com que o fluxo pare e o apêndice inflame. Outras causas mais raras são devido a um objeto estranho ou a um tumor.
Diagnóstico
Ao sentir os sintomas da apendicite, é extremamente importante que se vá logo a um médico, ele vai examinar manualmente a região e realizar exames de urina e ultra-sonografia, após comprovada a inflação o tratamento deve ser feito imediatamente.
[youtube]d8nTvYgRg3o[/youtube]
Tratamento
O tratamento é feito de uma única forma, através de cirurgia, retirando o apêndice inflamado. Apesar dele ter uma função no organismo, podemos viver de forma saudável e normal sem sua presença. Com a retirada cirúrgica do apêndice, a possibilidade de inflamação nos outros órgãos torna-se zero.