Dor na parte direita inferior do abdômen pode ser Apendicite, essa inflamação pode atingir pessoas de qualquer idade, e se não for cuidada logo, pode representar até um risco de vida.

Apendicite

Dor na parte direita inferior do abdômen pode ser Apendicite, essa inflamação pode atingir pessoas de qualquer idade, e se não for cuidada logo, pode representar até um risco de vida.



apendicite-sintomas

A Apendicite nada mais é do que a inflamação do apêndice, uma pequena bolsa localizada no início do intestino grosso, possui aproximadamente 10 cm, parece um saco. Serve como reservatório de bactérias intestinais que auxiliam na digestão.

É considerado algo bastante grave, já que pode acontecer de estrangular, e a infecção se propagar pelos outros órgãos. Pode atingir pessoas de qualquer idade, e deve-se ter um diagnóstico rápido, para evitar complicações.


Sintomas

Sem dúvida o principal sintoma é a dor abdominal do lado direito e na parte inferior, local onde se encontra o apêndice. Algo que incomoda bastante, no início é fraca, mas com o tempo vai aumentando. Outros sintomas são:

  • Febre;
  • Perca de apetite;
  • Náuseas;
  • Vômitos.

Causas

apendicite

A causa mais comum para a apendicite é um bloqueio ocasionado pelas fezes, fazendo com que o fluxo pare e o apêndice inflame. Outras causas mais raras são devido a um objeto estranho ou a um tumor.



Diagnóstico

Ao sentir os sintomas da apendicite, é extremamente importante que se vá logo a um médico, ele vai examinar manualmente a região e realizar exames de urina e ultra-sonografia, após comprovada a inflação o tratamento deve ser feito imediatamente.

[youtube]d8nTvYgRg3o[/youtube]

Tratamento

O tratamento é feito de uma única forma, através de cirurgia, retirando o apêndice inflamado. Apesar dele ter uma função no organismo, podemos viver de forma saudável e normal sem sua presença. Com a retirada cirúrgica do apêndice, a possibilidade de inflamação nos outros órgãos torna-se zero.