Aquecimento Global - Causas e Consequências

O aquecimento global é um assunto muito debatido no mundo inteiro. Todos tem a preocupação com tal problema, mas solução para ele ainda não foi encontrada. Saiba aqui quais as principais causas do aquecimento global e quais as consequências dele.

Atualizado em
Aquecimento Global

Já virou uma rotina para todo cidadão do mundo acompanhar pela televisão, rádio, jornais e internet informações sobre o famoso aquecimento global. Tal efeito vem causando mudanças e catástrofes climáticas rapidamente no mundo inteiro e deixando muitos cidadãos apavorados. Vários estudiosos afirmam que nunca o clima mudou com uma velocidade tão grande como vem acontecendo nos últimos anos.

Todos os continentes estão sendo castigados pelo aquecimento global. Na Europa podemos observar que onde a temperatura era variável, mas nunca tão alta, agora é atingida por ondas de calor de até 40 graus centígrados. No Brasil constantemente furacões atingem a costa sul e sudeste, causando mortes e destruições. Pesquisadores afirmam que o que pode estar causando tanta destruição e mudança no nosso planeta é o aquecimento global.

De acordo com estudos realizados em relação ao clima mundial, o que está contribuindo e muito para que o aquecimento global aconteça é a emissão de gases poluentes, principalmente a queima de derivados de combustíveis, como gasolina, diesel, na atmosfera. Gases como ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono formam uma camada de poluentes, que dificilmente se desmontará, causando assim o efeito estufa. Ocorrendo esse fenômeno, os gases absorvem grande parte da radiação infravermelha emitida pela terra, o que dificulta a dispersão do calor.

Atualmente os principais emissores de gases do efeito estufa são:

  1. China
  2. Estados Unidos
  3. Rússia
  4. Índia
  5. Brasil
  6. Japão
  7. Alemanha
  8. Canadá
  9. Reino Unido
  10. Coréia do Sul

Aquecimento Global – Consequências

  • Como podemos ver em nosso dia a dia, os jornais são bem claros quando falam em mudanças em decorrência do aquecimento global. As consequências podem ser devastadoras. Vamos citar algumas dessas consequências, veja:
  • Aumento do nível dos oceanos em decorrência do aumento da temperatura mundial, que automaticamente causa o derretimento das calotas polares.
  • Aumento de Furacões, tufões e ciclones que com o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação de água dos oceanos, o que pode deixar essas catástrofes ainda mais devastadoras.
  • Calor intenso em diversas regiões que tinham temperaturas amenas, o que vem causando até mesmo morte por parte de algumas pessoas.

Minimizando o Aquecimento Global

Na busca por minimizar o aquecimento global, vários países assinaram o Protocolo de Kyoto em 1997. O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional que visa reduzir a emissão de poluentes, que causam o efeito estufa no planeta. Apesar de se comprometer com tal acordo, diversos países não fazem o mínimo esforço para que diminua a emissão dos gases poluentes. Mas por sorte existem países que levam a sério o aquecimento global e se preocupam com o futuro da humanidade.

Aquecimento Global – Fotos