Armadilha Caseira para Dengue - Como Fazer

O mosquito da Dengue transmite a doença por onde passa, isso pode ser evitado tomando precauções simples, e com a ajuda de armadilhas que podem ser até caseiras.

Atualizado em
Armadilha Caseira para Dengue

O mosquito da dengue está presente em praticamente todos os lugares do país, por mais que as campanhas sejam intensificadas para o combate, ainda existem focos espalhados, os mais comuns são caixas d'águas abertas, pneus que juntam água, jarros e recipientes com água parada, entre outros. É importante evitar deixar água parada, pois é lá que o mosquito se reproduz.

Mesmo com todos esses cuidados, sabemos quem toda a população é consciente quanto a importância de tentar acabar de vez com a dengue, e por isso, existem também outros métodos de amenizá-la, como por exemplo com armadilhas caseiras para o mosquito. São bem fáceis de fazer, e tornam-se eficaz para conter as larvas, futuros mosquitos, e os próprios mosquitos, aprenda abaixo como fazer.

O material necessário será uma tesoura com ponta fina, uma garrafa pet grande, um pedaço de micro tule  alpiste ou ração para gato triturado, fita isolante e água.

Como Fazer

- Passo 1

Armadilha Caseira para Dengue

Corte com uma tesoura, uma garrafa pet grande em duas partes. Retire e guarde o anel do lacre da tampa, cuidado para não danificar.

- Passo 2

Armadilha Caseira para Dengue

Utilize uma lixa para madeira tipo 220 para lixar a superfície interna da parte de cima da garrafa pet. Lixe até que o plástico fique áspero e fosco.

- Passo 3

Armadilha Caseira para Dengue

Corte um pedaço de microtule, procure um que seja realmente micro, pois será ele quem bloqueará a passagem das larvas, utilize o anel da tampa para prendê-lo a tampa da garrafa, empurrando pelo menos até a segunda volta da rosca.

- Passo 4

Armadilha Caseira para Dengue

Triture uma pelota de ração para gatos ou quatro sementes de alpiste, jogue no fundo da garrafa e coloque água. Micróbios vão se multiplicar em volta dessas iscas, e servirão de alimentos para as larvas.

- Passo 5

Armadilha Caseira para Dengue

Coloque o funil dentro da garrafa, com a boca para baixo. Depois de encaixar, utilize a fita isolante para fixar bem e vedar os lados, para que não aja nenhuma saída.

- Passo 6

Armadilha Caseira para Dengue

Coloque mais água, deixando no ponto médio entre a boca da garrafa e o topo do mosquiteiro. Utilize um pedaço de fita isolante para marcar essa altura, e conforme a água for evaporando, complete.

- Passo 7

Armadilha Caseira para Dengue

O mosquito da dengue vai depositar seus ovos na parede da garrafa. Após uma semana, complete o líquido até o nível marcado, depois passe a observar diariamente, e acrescentar água assim que precisar.

- Passo 8

Armadilha Caseira para Dengue

Os ovos vão eclodir em contato com água. As larvas famintas vão nadar, a procura de alimento, até o fundo da garrafa. Após se alimentarem e crescerem, vão atingir a fase adulta, porém os insetos não vão conseguir passar pelo fundo da rede, e morrerão afogados. Dessa forma mais uma geração de mosquitos será exterminada.