A árvore no natal é uma tradição antiga, geralmente uma árvore conífera ou artificial, quase sempre decorada com bolinha vermelhas, enfeites, pisca e outras coisas mais. Acredita-se que esse costume…

Árvore de Natal



A árvore no natal é uma tradição antiga, geralmente uma árvore conífera ou artificial, quase sempre decorada com bolinha vermelhas, enfeites, pisca e outras coisas mais.

Acredita-se que esse costume vem das civilizações antigas que cortejavam a árvore como um símbolo divino. Eles realizavam festivais ao seu favor, sua projeção vertical com as raízes no solo, marcava a simbólica aliança entre os céus e a mãe terra.


Existem outras versões do surgimento da árvore de natal, a que conhecemos atualmente acredita-se ter surgido na Alemanha entre os séculos XVI e XVIII. Não se sabe exatamente em qual cidade ela tenha sido criada. Durante o século XIX a prática foi levada para outros países europeus e para os Estados Unidos. Mas somente no século XX essa tradição chegou à América Latina.

Essa tradição atualmente é comum a religiões como os católicos, protestantes e ortodoxos. Algumas famílias de judeus da América do Norte adotaram o arbusto do Chanucá (festa judaica comemorada próxima ao natal), numa espécie de sincretismo com a árvore de natal cristã.