Receita de Bacalhau ao Forno com Batatas

Atualizado em

Bacalhau ao Forno

Uma boa maneira de conquistar uma pessoa é satisfazer o seu paladar. Como é bom sentir prazer em comer algo que gosta. Um prato cheiroso, gostoso e bem feito aos olhos pode fazer milagres.

Você que é dona de casa, marido e/ou pai dedicado que procura fazer surpresas, ou algum agrado as pessoas amadas, mas não tem nenhuma habilidade culinária, não se desespere. Há receitas deliciosas para a sua sexta-feira ou o seu domingo em família, e que podem também ser servidos em comemorações de fim de ano.

Bacalhau ao forno com batatas coradas é um prato muito conhecido popularmente por ser fácil de fazer e por satisfazer o paladar de muitas pessoas. A seguir, vão todos os passos para esta receita.

 

Bacalhau ao forno com batatas coradas

Ingredientes:

  • 1,2 quilos de lombo de bacalhau salgado
  • 400 ml de azeite de oliva extra-virgem
  • 8 dentes de alho cortados em lâminas
  • 1,2 quilos de batatas graúdas
  • Óleo de milho ou de girassol
  • salsinha picada

Modo de preparar:

Deixar o bacalhau de molho, de véspera, durante 24 horas, trocando a água 8 vezes. Para limpar, escaldar o lombo (evitar ferver), cobrir com água quente, deixar esfriar e limpar. Cortar o lombo do bacalhau em 4 pedaços no sentido longitudinal. Colocar os pedaços numa assadeira, colocar 200 ml de azeite extra-virgem e levar ao forno preaquecido por cerca de 20 minutos. Para verificar se o lombo está cozido, pressionar a carne com um garfo. Se soltar com facilidade, está no ponto. Retirar e servir o bacalhau, jogue as lâminas de alho por cima do lombo e regue com azeite de oliva frio (os 200 ml restantes), acompanhado de batatas coradas (cozidas na água sem sal e douradas na frigideira com óleo de milho ou girassol). Polvilhar o prato com salsinha picada.