A balaiagem foi um método de pintura para cabelos criado na França, mas que se tornou popular em vários países, como aqui no Brasil. A técnica utiliza mechas para realçar a cor do cabelo, e pode ser utilizada em qualquer tonalidade.

Balaiagem

A balaiagem foi um método de pintura para cabelos criado na França, mas que se tornou popular em vários países, como aqui no Brasil. A técnica utiliza mechas para realçar a cor do cabelo, e pode ser utilizada em qualquer tonalidade.



balaiagem-foto1O cuidado, principalmente feminino, com os cabelos são grandes, tanto com a saúde, para que estejam sempre hidratados e macios, como com a aparência, para que estejam sempre lisos e penteados. Para que tudo isso esteja sempre em ordem, a visita ao cabeleireiro são periódicas, assim também como o uso diário de produtos. E as novidades são frequentes, novos tipos de penteados, cortes e tratamentos.

Um dos estilos que está agora em alta, é a Balaiagem ou balayage (“varrer” em francês), foi criada na França, na década de 1970, mas só chegou ao Brasil muitos anos depois, tornou-se popular também nos salões de beleza norte-americanos, muito usado pelas latinas.


Balaiagem

A Balaiagem é uma maneira diferente de fazer mechas, é um técnica mais discreta para quem deseja começar a clarear os cabelos. O método utiliza o clareamento de mechas diferentes das convencionais, pois não são tão grossas como as mechas comuns e nem tão finas como os reflexos. A balaiagem é que pode ser feita em qualquer tipo de cabelo, seja crespo, ondulado ou liso, longo ou curto.

O efeito é bem suave, e os fios mais claros ficam na parte de cima da cabeça. As mexas são puxadas utilizando um pincel ou pente de dentes largos, não sendo necessário o auxilio da touca. A cor começa suave próxima a raiz e vai tornando-se mais forte em direção as pontas, o que torna a mudança de cor gradual.



Como Fazer

[youtube]karzGqUWurQ[/youtube]

Dicas

Dependendo da cor natural do cabelo, a balaiagem utiliza cores diferentes, para que tenha um melhor efeito.

  • A balaiagem nas loiras de pele mais dourada, devem utilizar cores com tons de mel, marrom dourado ou marrom. E as loiras que tem pele clara devem utilizar tons mais acizentados. Em ambos os casos, a técnica trás um destaque ao cabelo.
  • Já a balaiagem nas morenas devem ter um pouco mais de cuidado, as de pele clara podem utilizar loiro acizentado, castanho ou até tons avermelhados. Já as de pele dourada devem usar de preferência tons dourados ou acobreados. Negras combinam com tons de castanho e avermelhados.
  • A balaiagem nas ruivas devem utilizar tonalidades do marrom, desde alaranjado até dourado. Como seu cabelo já tem uma cor vibrante, a tonalidade usada na balaiagem vai servir apenas para dar um contraste.

A manutenção da balaiagem deve ser feita com hidratações regulares, já que o processo de pintura pode danificar um pouco os fios. E uso de xampu tonalizante, para evitar que a cor desbote, ajudando a realçar o efeito por mais tempo.


Depois de algumas semanas é necessário também uma nova visita ao salão, para retocar a raiz que já cresceu, além de realizar o corte das pontes e quem sabe arriscar um corte diferente.

Fotos