Bandeirinhas para Festa Junina - Como fazer?

As bandeirinhas são presenças garantidas nas festas juninas. Elas podem ser feitas de tecido ou de papel, o importante é não deixar de ter na sua festa de São João desse ano. Aprenda como fazer as bandeirinhas para festa junina e veja como é fácil.

Atualizado em
Bandeirinhas para Festa Junina

O São João está cada vez mais próximo e com ele já podemos sentir a alegria que será no mês de junho quando todos se entregarem as festas juninas e aproveitarem essa data tão maravilhosa. Muitas pessoas não gostam de sair de casa para se divertir em locais públicos e preferem ficar em casa ou em locais mais particulares, como clubes, escolas, etc. Porém qualquer lugar é válido para se comemorar as festas juninas desde que esteja a cara dessa data.

Para deixar um local bem decorado para as festas juninas não se deve faltar um dos enfeites principais que são as bandeirinhas. As bandeirinhas são usadas desde muitos anos, e durante todos esses anos, nunca deixou de participar de uma só festa junina.

Bandeirinhas para Festa Junina

Anteriormente as bandeirinhas eram usadas para comemorar aniversários de santos, ou era usada para colocar frases religiosas. Com o passar do tempo as bandeirinhas deixaram de ter esse uso para passar a ser utilizada para enfeitar a festa com muita cor e alegria. As bandeirinhas podem ser encontradas em diversos lugares e feitas de vários materiais, as mais comuns são as feitas de papel e de tecido.

Bandeirinhas para Festa Junina – Como Fazer?

Para se fazer uma decoração de festa junina o essencial é ter várias bandeirinhas enfeitando o local da festa, seja elas decorando a mesa ou em vários cordões amarrados na parte de cima da festa. As bandeirinhas podem ser feitas de algumas formas e de alguns materiais diferentes, entre eles o mais utilizado é o papel.

Bandeirinhas para Festa Junina

Como podemos ver na imagem acima, podemos fazer as bandeirinhas de duas formas, uma em forma de “V” e outra em forma de “W”. Esses dois formatos servem também para outros tipos de material, como o tecido, que é muito utilizado para fazer bandeirinhas também. O legal seria combinar as duas formas e fazer várias de cada, independente do material utilizado.

Bandeirinhas para Festa Junina

Bandeirinhas de tecido com ilustrações

Basta você pegar uma folha de papel do tamanho que você deseja que seja feita as bandeirinhas, dobrá-la ao meio e fazer o corte. Você pode fazer os dois cortes tomando como base o mesmo inicio. Abaixo iremos mostrar um vídeo de como fazer a bandeirinha em forma de “W”. Veja:

Após fazer várias bandeirinhas você só terá que colá-las em um barbante ou cordão grande que dê para amarrar de uma ponta a outra do local onde será feito a festa. As bandeirinhas são muito fáceis de ser feitas e muito práticas.

Boas festas!