Saiba quais são os principais benefícios do vinho para a sua saúde

Os Benefícios do Vinho

Saiba quais são os principais benefícios do vinho para a sua saúde



dicas sobre vinho

O vinho não é apenas uma bebida alcoólica. Cientificamente comprovado, ele é benéfico para a saúde e sua composição apresenta cerca de 400 substâncias, algumas delas positivas para o HDL (o bom colesterol). Ele também reduz a produção de gordura nas veias, já que ajuda na oxidação das células, dilatando os vasos e melhorando a circulação.

Estudos dizem que os benefícios do vinho vão além de todos esses apresentados. Porém, as pesquisas ainda não podem comprovar. Alguns afirmam que ele é capaz de combater vírus, bactérias, câncer e doenças degenerativas. Isso é possível graças aos 200 compostos fenólicos presentes na bebida, que agem como antioxidante e antiinflamatório.


É a própria videira que produz essa substância tão importante, é feita para proteger os cachos de uva de fungos e da umidade. A reverastrol é a mais importante entre elas, pois ela é antioxidante e pode inibir o desenvolvimento de tumores.

Mas fique atento: não é qualquer vinho que faz bem para a saúde e que contém todas essas substâncias. O local onde estão mais presente esses benefícios é na casca e nas sementes das uvas “tannat”. Geralmente, essas uvas são utilizadas na produção de vinhos franceses, sendo quase inexistente em vinhos brancos ou espumantes.



Saiba mais sobre o vinho

O vinho branco ou espumante não deve ser guardado por muito tempo como o vinho tinto. Com o tempo, a bebida adquiriu características como aromas e gostos mais evoluídos das frutas secas ou em calda. Por isso só os tintos e secos podem ficar fechados durante anos sem perder a qualidade.

Beba o vinho tinto frio. Ele só fica bom em temperatura ambiente em países gelados, o que não é o caso do Brasil. Quando ele está muito quente, fica difícil perceber os aromas e o gosto da bebida.

Quando for guardar a garrafa, preste atenção na rolha. Se ela for produzida por um material capaz de ressecar, o vinho deve ser guardado deitado, mantendo a rolha em contato com o vinho e impedindo que ele resseque, já que ela faz com que o ar entre dentro da garrafa. Com isso, o vinho não azeda.