É cada vez maior a preocupação com o meio ambiente, infelizmente estamos sendo uma civilização cada vez mais devastadora da natureza, e isso é preocupante. Para tentar mostrar alternativas e pelo menos controlar a poluição e os efeitos que ela trás, são feitas mudanças tecnológicas e educacionais na nossa sociedade. Mudanças na forma de geração de energia, de utilização de combustíveis, entre outras. Uma dessas é o uso do Biocombustível.
O que são?
Os biocombustíveis são uma forma de combustível renovável (como mostrado na figura ao lado), são feitos a partir de fontes vegetais (girassol, dendê, soja, mamona, entre outros), depois misturados com o metanol (combustível vindo da biomassa de madeiras) ou com etanol (forma mais utilizada, combustível vindo da cana-de-açúcar). Um combustível limpo, renovável e orgânico.
Vantagens
- A queima desse tipo de combustível gera baixa quantidade de poluente, não contribuindo assim para a poluição do ar, que causa por exemplo, o aquecimento global;
- Matéria prima natural e renovável;
- A produção em larga escala torna-se mais barata do que a de derivados do petróleo;
- Armazenamento e manuseio mais seguro do que o de combustíveis fósseis.
Desvantagens
- Consumo de grandes quantidades de energia na produção;
- Desmatamento de áreas florestais, para plantação de culturas envolvidas na produção;
- Aumento do consumo de água para irrigação.
Produção no Brasil
[youtube]QxCMOSxDgwE[/youtube]
A tecnologia de produção dos biocombustíveis aqui no Brasil é avançada, a Petrobras investe em pesquisas e na produção desse tipo de combustível, o principal objetivo é conseguir com que ele substitua integralmente os combustíveis fósseis.