O Biocombustível é uma excelente forma de combustível, por se tratar de algo produzido a partir de fontes vegetais, e renováveis.

Biocombustíveis

O Biocombustível é uma excelente forma de combustível, por se tratar de algo produzido a partir de fontes vegetais, e renováveis.



É cada vez maior a preocupação com o meio ambiente, infelizmente estamos sendo uma civilização cada vez mais devastadora da natureza, e isso é preocupante. Para tentar mostrar alternativas e pelo menos controlar a poluição e os efeitos que ela trás, são feitas mudanças tecnológicas e educacionais na nossa sociedade. Mudanças na forma de geração de energia, de utilização de combustíveis, entre outras. Uma dessas é o uso do Biocombustível.

O que são?

Os biocombustíveis são uma forma de combustível renovável (como mostrado na figura ao lado), são feitos a partir de fontes vegetais (girassol, dendê, soja, mamona, entre outros), depois misturados com o metanol (combustível vindo da biomassa de madeiras) ou com etanol (forma mais utilizada, combustível vindo da cana-de-açúcar). Um combustível limpo, renovável e orgânico.


Vantagens

  •  A queima desse tipo de combustível gera baixa quantidade de poluente, não contribuindo assim para a poluição do ar, que causa por exemplo, o aquecimento global;
  • Matéria prima natural e renovável;
  • A produção em larga escala torna-se mais barata do que a de derivados do petróleo;
  • Armazenamento e manuseio mais seguro do que o de combustíveis fósseis.

Desvantagens

  • Consumo de grandes quantidades de energia na produção;
  • Desmatamento de áreas florestais, para plantação de culturas envolvidas na produção;
  • Aumento do consumo de água para irrigação.

Produção no Brasil

[youtube]QxCMOSxDgwE[/youtube]



A tecnologia de produção dos biocombustíveis aqui no Brasil é avançada, a Petrobras investe em pesquisas e na produção desse tipo de combustível, o principal objetivo é conseguir com que ele substitua integralmente os combustíveis fósseis.