O Bullying é uma palavra que significa valentão. Mas o real significado deste terno é dirigido aos abusos físicos e psicológicos de um agressor contra uma pessoa. Até meados dos anos 70, essa prática não era considerada uma violência, mas sim algo que fazia parte das relações entre jovens, crianças e adolescentes. Sempre foi visto como uma “brincadeira”.
Hoje, apelidos, boatos, ameaças, críticas, isolamento e agressão física não são mais considerados como uma brincadeirinha, e sim como Bullying. Esse tipo de agressão pode acontecer em qualquer lugar. Na escola, no trabalho, em casa, na roda de amigos, enfim, em diversos ambientes.
Nas escolas
A vítima que sofre Bullying na escola costuma freqüentar da quinta série em diante do Ensino Fundamental. As simples brincadeiras de mau-gosto, como apelidos para os gordinhos, magrinhos, baixinhos, etc., são motivos para uma tortura física e psicológica.
Na internet
A internet tem o poder de tornar todas as pessoas valentes. Hoje, muitas pessoas criam perfis em redes sociais para espalhar fotos, boatos e criar piadas com a vida de outros usuários. Como as informações correm rápido na rede, no fim das contas, a sua privacidade ou um ponto fraco seu acaba chegando na boca de muitas pessoas.
No trabalho
O Bullying praticado por adultos é chamado de assédio moral. No ambiente de trabalho isso pode acontecer tanto entre patrões e funcionários como de funcionário para funcionário. Perseguição, ameaças, marcação cerrada, abuso e críticas sem fundamento já são caracterizadas como assédio.
No exército
Países como o Brasil e a França há chamaram a atenção para esse problema dentro dos quartéis do exército. Treinamentos abusivos, maus tratos, humilhação e imposição fazem com que os soldados se tornem vítimas, sendo colocados sob pressão física, emocional e psicológica, refletindo nas suas vidas pessoais e testando seus limites.
Tudo que você precisa saber sobre o Bullying
[youtube]6R38MtEiIC4[/youtube]