Uma cachorra vira lata foi ferido nas quatro patas em Araçatuba, interior de São Paulo, nesta quarta-feira (13). O animal foi amarrado e arrastado por uma motocicleta por um porteiro da cidade.
Evaldo dos Santos Jesus, de 19 anos, foi visto judiando da cachorroa pelo funcionário público Jânder Carvalho Inácio, de 42 anos. O trabalhador chamou a Polícia Militar e o rapaz foi demitido do condomínio e vai responder por processos de maus-tratos. A pena para este crime é de três meses a um ano de prisão.
Segundo Inácio, o porteiro arrastou a cadelinha porque ela invadiu o condomínio. “Ela não conseguia acompanhar a velocidade da moto, caía e era arrastada. O asfalto estava muito quente, e as patas dela estava, sangrando quando chamei a atenção do porteiro”, relatou o funcionário público.
A cadelinha recebeu atendimento no Hospital Veterinário da Unesp (Universidade Estadal Paulista). Ela não corre risco de morte, mas está com as patas enfaixadas sob os cuidados de Inácio, o funcionário que prestou a queixa.
Robeto Ameiro, membro da APA (Associação Protetora dos Animais de Araçatuba), afirmou que casos de crueldade são freqüentas na cidade. “É preciso uma delegacia especializada para combater este problema”, afirmou.