As calopsitas são dóceis e podem ser criados como animais de estimação, dependendo de sua alimentação e exercícios praticados ela pode viver até 25 anos.

Calopsita

As calopsitas são dóceis e podem ser criados como animais de estimação, dependendo de sua alimentação e exercícios praticados ela pode viver até 25 anos.



calopsitas-3Calopsita ou caturra é uma ave muito dócil e que pode ser facilmente criada em casa ou apartamento como animal de estimação, mas lembrando sempre que o animal tem que ser legalizado com o IBAMA, órgão responsável pela preservação dos animais. A ave é fácil de ser encontrada, em qualquer pet shop é possível encontrar essa ave que vem sendo cada vez mais procurada por criadores, tendo em vista que são ótimas companhias para quem gosta de aves. Com uma alimentação saudável e bem balanceada, as Calopsitas podem chegar a viver até 25 anos.

Calopsitas – Características

A característica principal é de ser muito dócil quando se é tratada com muito carinho e com paciência. As calopsitas tem que ser adestradas para poderem viver tranquilamente. Em sua grande maioria os cantos são bem claros e podem ser ouvidos principalmente pelos machos, já as fêmeas podem desenvolver o canto e aprender a falar também, mas muito raramente isso acontece. O comprimento desse animal é de cerca de 30 cm, apesar de ser dócil, ela possui um bico bem afiado que usa para se defender. As calopsitas são bem inquietas e adoram companhia.


As calopsitas são bem resistentes, suportam bem a qualquer clima, como foi mencionado acima, dependendo de sua alimentação a ave é capaz de viver até 25 anos, mas não só da alimentação depende a calopsita para viver muito, mas também da prática de exercício e do espaço que é reservado para ela. Com um espaço ideal, alimentação correta e muito carinho, as calopsitas certamente viverão mais.

Reprodução

calopsitas-4

A reprodução das calopsitas poderá ser feita a partir do 12º mês de vida durante todo o ano, mas o aconselhável é que tenha só 2 a 3 ninhadas por ano. Essas aves podem dar de quatro a sete ovinhos por ninhada com incubação de 17 a 22 dias. Os filhotes devem ser separados dos pais com oito semanas de vida. Através de pesquisas consta-se que os machos são responsáveis por chocar os ovos na parte da manhã, já as fêmeas fazem esse trabalho a noite.



[youtube]jL1V8wYEYuI[/youtube]

Calopsitas – Fotos