Aprenda como escolher uma câmera digital profissional e tirar fotos perfeitas, confira informações e modelos.

Câmera Digital Profissional

Aprenda como escolher uma câmera digital profissional e tirar fotos perfeitas, confira informações e modelos.



Maquina Profissional

Se você não é um fotografo profissional, mas se interessa por um equipamento de qualidade, daremos algumas dicas de como comprar uma boa câmera sem errar na hora da escolha. Vamos primeiro explicar o que é uma câmera DSLR.

Digital Single-Lens Reflex – se traduzido, ficaria Câmera Digital de Reflexo por uma Lente – utiliza o jogo de lentes, prismas e espelho para visualizar e fotografar. Elas estão na categoria de profissionais, pois costumam apresentar recursos e liberdades que as comuns e compactas não possuem.


Um exemplo que diferencia a DSLR das outras maquinas comuns é a liberdade de mexer na abertura do diafragma, na velocidade do obturador, na regulagem do foco e do zoom diretamente na lente, já que podemos retirar a lente do corpo da maquina (intercambiáveis). Além dessas funções, é possível que o fotógrafo controle a velocidade, que pode chegar ao “Bulb”, ou seja, obturador totalmente aberto por tempo indeterminado.

Maquina Profissional

O que mais dificulta o acesso às câmeras profissionais são os valores cobrados, tanto pela maquina como pelas lentes. Uma DSLR pode ser adquirida no mercado por um valor de R$ 2.000 até R$ 7.000. Às vezes essas quantias podem ser mais elevadas ainda. Tudo vai depender do local de compra.



Para que serve uma câmera profissional?

  • Para os que já sabem como usar ou querem aprender todos os recursos de uma boa maquina
  • Para os que não se importam com o peso e o tamanho da câmera
  • Para os que têm dinheiro para investir e querem investir em fotografia
  • Para os que possuem um computador com bastante espaço livre ou HD externo
  • Para os que gostam de boas fotos e querem registrar os melhores momentos, com grande qualidade na imagem.

Como comprar uma máquina fotográfica profissional?

  1. Veja os megapixels da câmera. Quanto mais, melhor. Isso faz com que as fotos possam ser ampliadas além de 20 x 30. Procura as de 15 megapixels para cima.
  2. Invista na lente. Os fotógrafos costumam dizer que a lente é a alma da câmera. Já que elas podem ser retiradas da maquina, podem-se adquirir diversos tipos de lente. Tudo vai depender do tipo de fotografia que você quer fazer (longe, perto, em movimento, etc.). As mais básicas, indicadas para quem está começando, são as de 35mm até 80mm ou 18mm até 55mm.
  3. Verifique o ajuste da velocidade. É necessário que a maquina ofereça um sistema onde seja rápido ajustar a velocidade, aberturo e o ISSO.
  4. Quanto maior o ISO, melhor. Uma que tenha o ISSO até 3200 já está ótima, mas nada lhe impede de comprar uma câmera com um ISO de 6400. Tudo vai depender das condições financeiras. Maquinas com o ISO de 1800 já dá pra fazer boas fotos.
  5. Veja a capacidade de memória da câmera. Prefira os modelos com cartões mais genéricos como o SD. O Micro-SD é uma ótima opção, pois ele é aceito em quase todos os lugares. Peça sempre o de 8GB no mínimo.
  6. Adquira uma bateria extra. Dependendo do tempo que a máquina ficará ligada, é sempre bom tem uma reserva no bolso.Maquina Profissional