A vacina é uma importante aliada no combate às doenças. Veja tudo sobre vacina, informações e o calendário de vacinação 2011.

Campanha de Vacinação

A vacina é uma importante aliada no combate às doenças. Veja tudo sobre vacina, informações e o calendário de vacinação 2011.



A vacina é uma importante aliada no combate às doenças porque inibe o seu desenvolvimento, já que forma anticorpos contra ela, mesmo se entrar em contato com o microorganismo da doença.

No Brasil, em 1999, o Ministério da Saúde realizou a primeira campanha de vacinação contra gripe para idosos, e em 2005 criou um grupo específico para controle da pandemia de Influenza, como é conhecida tecnicamente a popular gripe.


As vacinas consideradas obrigatórias, segundo o Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, podem ser encontradas nos Postos de Saúde e também são aplicadas durante campanhas nacionais, e não custam nada, sendo necessário apresentar a carteirinha de vacinação.

Todas as vacinas disponibilizadas pela rede publica de saúde contemplam todas as faixas etárias no qual é importante que todos estejam atentos quando aos reforços que são necessários em algumas vacinas, onde as mesmas são oferecidas gratuitamente em todos os postos de saúde. As vacinas impedem, anualmente, cerca de 3 milhões de mortes em todo o mundo.



Benefícios das Vacinas

  • Protegem milhões de pessoas contra a dor, sofrimento e a incapacitação permanente.
  • Economia para os indivíduos e governos, já que reduzem os custos com doença, medicamentos, cuidados hospitalares e perda de tempo de trabalho.
  • Reduzem a velocidade de disseminação da doença.
  • Erradicação de doenças
  • Reduzem o uso de medicamentos que combatam os microrganismos, prevenindo a resistência aos antibióticos

Campanha de Vacinação 2011

A campanha de vacinação 2011, está ocorrendo tudo como o previsto no calendário, no último sábado 13 de Agosto, teve a 2º doce da vacina de POLIOMIELITE,  para as crianças. Se você está interessado em saber sobre as próximas vacinação, basta acessar o endereço eletrônico abaixo e acompanhar tudo.