Entenda melhor o que é a Cannabis Sativas em todo o seu contexto, desde uma simples planta à uma droga mundialmente conhecida.

O que é Cannabis Sativa

Entenda melhor o que é a Cannabis Sativas em todo o seu contexto, desde uma simples planta à uma droga mundialmente conhecida.

É amplamente difundida a ideia que a Cannabis Sativa é a mesma coisa que maconha,  porém, esta ideia que paira na cabeça das pessoas é mal fundamentada, pois a Cannabis Sativa é, e somente é, um gênero de planta. Entretanto esta planta é usada no processamento de uma das drogas mais conhecidas no mundo, a maconha, que movimenta um mercado ilegal mais lucrativo no mundo, o de tráfico de drogas.

Cannabis Sativa é uma planta herbácea da família das Canabiáceas (Cannabaceae), amplamente cultivada (muitas vezes com intuito de usá-la para processamento da maconha) em muitas partes do mundo. As folhas são finamente recortadas em segmentos lineares; as flores, unissexuais e inconspícuas, têm pêlos granulosos que, nas femininas, segregam uma resina; o caule possui fibras industrialmente importantes, conhecidas como cânhamo; e a resina tem propriedades psicoativas bem documentadas podendo actuar como analgésico, anódino, antiemético, antiespasmódico, calmante do sistema nervoso, embriagador, estomático, narcótico, sedativo, tônico.
O principal produto comercializado, hoje em dia, é a maconha, que é classificada como ilegal em muitos países do mundo.

Espécies e Variedades

Carolus Linnaeus descreveu em 1753, chamando-a de de Cannabis sativa L., onde o L vem do seu sobrenome, Linneaus. A Cannabis foi publicada novamente com sua rediscrição em 1976 por Ernest Pequeno e por Arthur Cronquist.[1] Outros tratamentos taxonômicos do Cannabis também são válidos e utilizado por alguns botânicos. Dentro desta espécie há Subespécies diferentes, que também apresentam variedades, como a Cannabis sativa indica e outras. É comum o cultivo de Cannabis sativa indica, Cannabis sativa sativa e híbridas que são novas subespécies surgidas de cruzamentos entre as espécies.

Espécies da Cannabis Sativa utilizadas em Maconha

  • Canabiena (Cannabis sativa L.) conhecida como maconha, é o cânhamo verdadeiro, cujas folhas e flores têm propriedades tóxicas.
  • Cânhamo de Bengala (Crotolaria juncea e Aeschinomena cannabina), das leguminosas.
  • Cânhamo de Bombaim (Hibiscus cannabinus), das malváceas.
  • Cânhamo do Canadá (Apocynum cannabium).
  • Cânhamo Americano (Agave americana), das amaryllides.
  • · Sin Semilla (sem semente), um tipo híbrido plantado na Califórnia.