As principais Características do Capitalismo

O sistema econômico mais conhecido e utilizado no mundo, é o Capitalismo, criado na Europa a muito tempo atrás, baseia-se na obtenção de lucros, através do trabalho de muitos, para o acumulo de capital de poucos.

Atualizado em

Características do Capitalismo

Como sabemos, tudo que temos e queremos, são fruto do nosso dinheiro. Essa forma de obtenção de produtos e serviços é fruto do sistema econômico mais adotado em todo o mundo, o Capitalismo.

Características do CapitalismoEsse sistema teve iniciou na Europa, criado nos centros comerciais da época, quando começou um intenso desenvolvimento urbano e comercial. A Revolução Industrial na Europa, teve início na segunda metade do século 18, e foi onde começaram o processo de trabalho coletivo, para geração de lucro para poucos, na época os burgueses, que eram quem tinham o maior poder econômico e político.

Podemos entender melhor as características do Capitalismo, na imagem ao lado que foi criada a décadas atrás, ela exemplifica bem como é.

Muitos trabalham exaustivamente para receber um salário baixo e gerar riquezas para alguns poucos que ficam usufruindo desse capital acumulado. Acima temos as formas armadas, que tem autonomia de renda oriunda de tributos pagos por todos, com indivíduos em um regime um pouco diferente.

Acima temos os religiosos, que arrecadam dinheiro, de todas as classes, e por fim os nobres, que atualmente poderíamos dizer que são os mais ricos, proprietários de empresas multinacionais.

Apesar dessa pirâmide não refletir tão bem a ordem de obtenção de riqueza, podemos entender a ideia a ser passada, que é a de muitos produzindo riqueza para poucos. Basicamente o Capitalismo tem quatro características principais.

Lucro

São valores vindo de resultado de trabalho e geração de serviços e venda, tendo como objetivo principal o acumulo de capital.

Propriedade Privada

As propriedades tem dono, ou seja, são bens particulares de utilização individual.

Economia de Mercado

O mercado regula preços, estoques e produção,baseado pelo processo de oferta e procura. O Estado intervem apenas em casos delicados, com medidas para garantir uma economia equilibrada.

Divisão de Classes

Essa é a característica mais marcante desse sistema, uma pequena parte da população são os que detém a maior parte do capital, donos das grandes fábricas, empresas ou serviços, na outra classe, a grande maioria, são os proletariados, recebem por seu trabalho, e tem, ou pelos é para ter, direito garantido a saúde, transporte, alimentação e lazer, todos de qualidade. Porém, sabemos que isso não é o que acontece. Possuem salários baixos e não tem garantido do Governo necessidade básicas e serviços públicos de qualidade.