Principais Características do Feudalismo

O feudalismo foi bastante utilizado durante a idade média, tinha como característica principal a relação entre os senhores feudais e os servos, onde cada feudo possuía suas políticas internas.

Atualizado em

Características do Feudalismo

O feudalismo foi uma forma de organização política e social baseada nas relações entre os servos e seus donos, o poder era descentralizado, a agricultura de subsistência, o trabalho servil e a economia era baseada no escambo (troca). Foi bastante usada na Europa durante a Idade Média, e teve origem no Império de Roma.

Características do FeudalismoNa Idade Média a sociedade era essencialmente agrária, as maiores riquezas que alguém podia ter eram as terras, ou seja, era a base econômica do sistema feudal. A política tinha como autoridade maior a monarca, porém os senhores feudais tinham o poder judicial, militar e o direito de criar suas próprias moedas, ou seja, dentro de cada feudo o comando era na verdade do senhor feudal, e não da monarca, que passou a ser apenas uma figura simbólica.

A sociedade feudal era organizada de uma forma bem delimitada: o clero tinha funções religiosas, os nobres funções militares e os servos produziam trabalho para sobreviver e pagar os tributos. A servidão era feita através do trabalho em terras cedida pelo senhor feudal, mas que ele não se tornava dono.

Dessa forma o camponês servo ficava preso ao senhor feudal, devendo-lhe obediência, fidelidade e obrigações pessoais, como também o pagamento de tributos. Os servos eram camponeses, ex-escravos ou homens livres, que realizavam os trabalhos de forma espontânea ou não para os senhores feudais.

A Igreja possui grande quantidade de feudos, era uma das maiores proprietárias de terras, e foi responsável pela proliferação religiosa e cultura na Idade Média. Com isso controlou por muito tempo o pensamento da sociedade medieval.