Uma carta ou e-mail de cobrança, quando bem feito, é uma excelente forma de cobrar alguma dívida em atraso, basta seguir algumas recomendações.

Cartas ou E-mails de Cobranças – Modelos

Uma carta ou e-mail de cobrança, quando bem feito, é uma excelente forma de cobrar alguma dívida em atraso, basta seguir algumas recomendações.



pagamento

Quando vendemos algo, prestamos algum serviço, ou até mesmo emprestamos dinheiro, esperamos o recebimento do pagamento em data(s) combinadas. Só que infelizmente nem sempre isso ocorre, sem dúvida é algo bastante chato quando alguém tem uma dívida com você e nem ao menos lhe dá satisfação.

Torna-se necessário então a cobrança dessa dívida, só que isso deve ser feito de forma mais formal e sutil, evitando chatear quem lhe deve e até mesmo ajudar a recuperar mais rápido essa dívida. Uma carta de cobrança serve para isso, um texto formal onde está descrito de forma clara a dívida, quando deveria ter sido paga e um pedido educado e direto para que o pagamento seja efetuado.


cobrancaLembre-se sempre de ser educado, algo como “Ô cara, tá na hora de me pagar né! Assim não dá!”, não é uma forma muito boa de cobrança.

Muito pessoas tem infelizmente o hábito de não dar satisfação quando está com uma dívida atrasada, mesmo sabendo disso. A carta de cobrança serve pra lembrar e pra tentar com que a pessoa se toque para organizar suas finanças e não contrair mais dívidas que não possa pagar.



Com a informatização, essa carta pode ser também um e-mail de cobrança, já que é tão eficaz quanto, e por ser algo eletrônico é mais fácil, mais rápido e praticamente todos fazem acessos constantes a internet.

Modelos

Todos as dicas já foram dadas, mas como fazer essa carta ou e-mail de cobrança, já que se trata de algo mais formal, direto e muito educado. Para ajudar nisso, trouxemos abaixo vários modelos prontos, para que você escolha e modifique de acordo com sua necessidade, confira.

Prestação Vencida

São Paulo, 03 de junho de 2012.


Sr. Roberto da Silva:

Nosso controle de pagamentos acusa, em sua conta, prestação vencida há mais de 10 dias, motivo pelo qual pedimos a V. Sa. sua imediata regularização.

Tendo em vista que a emissão deste aviso é automática, caso V. Sa. já tenha pago até a data da entrega do mesmo, solicitamos inutilizá-lo. Obrigado.

Atenciosamente,

Proença,

Gerente de Cobranças.

—- / —-

Condomínio Atrasado

Rio de Janeiro, 29 de março de 2010

Prezado Condômino da unidade nº 101 do Condomínio A

Até a presente data não constam em nossos registros o recebimento da parcela com vencimento em 01/2010, no valor de R$ XX.

Dessa forma, pedimos a gentileza de comparecer em nosso escritório ou entrar em contato através do telefone 3232 3232 afim de que possamos solucionar tal pendência.

Caso já tenha efetuado o pagamento do débito apontado, favor encaminhar o recibo para que possamos regularizar a situação.

Atenciosamente,

Síndico

—- / —-

Nota promissória em Atraso

Recife, 10 de maio de 2011

Caro Senhor,

Sem dúvida, o senhor se esqueceu da data do vencimento da Nota Promissória número 01010, em virtude de a quantia ser pequena valor.
Temos certeza de que tomará imediatas providências.

Atenciosamente.

nome
cargo

—- / —-

Pagamento Atrasado

Caro Senhor José,

Continua em carteira, aguardando pagamento, a tipo do documento nº número do documento, no valor de R$ valor numérico (valor por extenso), com vencimento em data. Como não recebemos de V. Sa. qualquer comunicação sobre as razões que determinaram esse atraso, solicitamos-lhes a gentileza de nos informar o que está acontecendo.

Certos de que a demora deve decorrer de problemas circunstanciais e de que V.Sa. não deixara de honrar seus compromissos, atenciosamente,

nome
cargo

—- / —-

Pagamentos muito Atrasado

João Pessoa, 28 de dezembro de 2011

Caro Senhor João,

Nosso controle de pagamento continua acusando, em sua conta, prestação vencida há mais de 30 dias, apesar de nossa carta de data da carta anterior.

Pedimos a V. Sa. que regularize com urgência essa situação, caso contrário seremos obrigados a encaminhar o assunto ao nosso Departamento Jurídico.

Atenciosamente,

nome
cargo

—- / —-

Duplicata em Atraso

Senhor Oficial,

Anexamos a esta a duplicata “número da duplicata”, no valor de “valor da duplicata”, vencida em “data de vencimento”, cujo protesto, por falta de pagamento, solicitamos seja promovido contra nome da empresa, estabelecida na endereço.

As despesas decorrentes desse feito deverão ser cobradas do Banco “nome do banco”, a quem deverá ser entregue o montante da liquidação do título, no caso de ele ser pago nesse Cartório.

Antecipando nosso agradecimento pelas providências que forem tomadas, somos atenciosamente

Nome
cargo