Carteira de Habilitação Grátis - CNH Popular

O programa CNH Popular visa auxiliar famílias de baixa renda a poderem adquirir sua primeira carteira de motorista de forma gratuita, capacitando assim cada vez mais motoristas e diminuindo a ilegalidade. Os estados que já aderiram a esse projeto, foram Pernambuco, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Ceará.

Atualizado em

Carteira de Habilitação Gratuita

Apesar do alto desenvolvimento do nosso país, muitos aspectos educacionais e financeiros ainda demonstram índices ruins para um país emergente. Atualmente somos um dos países do mundo que mais adquirem automóveis, nossa frota cresce demais a cada ano. É sonho de praticamente todo brasileiro a aquisição de seu carro próprio, porém para utilizar-se desse bem, é necessário a Carteira Nacional de Habilitação, documento que comprova sua capacidade de conduzir um carro pelas ruas do país, mas como todos devem imaginar, a quantidade de condutores sem habilitação é realmente muito grande, e muitos desses não fazem o processo no DETRAN de seu estado por falta de requisitos mínimos como, saber ler e escrever, mas a grande maioria desses que dirigem sem carteira é por não ter dinheiro para pagar todo esse processo.

Em todo o país os preços de pacotes para aprender a dirigir e conhecer as leis de trânsito, varia entre R$ 400 até R$ 800, dependendo da forma de pagamento e dos itens que serão realizados (carro e/ou moto). Visando esses candidatos a motoristas que não tem condições de pagar esses altos valores, vários estados estão criando a CNH Popular, um programa dos Governos Estaduais que arcar com todos os custos para o candidato conseguir sua carteira de motorista. Até o momento três estados estão com programas dessa natureza.

Rio Grande do Norte

O programa CNH Popular foi apresentado em dezembro de 2011, e possibilita que a primeira Carteira Nacional de Habilitação seja adquirida de forma gratuita por famílias de baixa renda.

A proposta visa promover o incremento do número de motoristas habilitados e legalizados. De acordo com os dados do Detran, o Estado do Rio Grande do Norte possui apenas 567.732 condutores habilitados, de um total de 809.127 veículos cadastrados.

CNH Popular DETRAN RNhttp://www.detran.rn.gov.br/noticias.asp?qsIdNoticia=683

Ceará

O programa foi aprovado em 2008 e vem ajudando diversas famílias de baixa renda a terem possibilidade de tirar sua carteira de forma gratuita, atende pessoas que tem benefícios de algum programa do Governo, como o Bolsa Família ou o Chapéu de Palha, desempregados, trabalhadores que recebem até dois salários mínimos por mês e alunos da rede pública.

Inscrições CNH Popular DETRAN CEhttp://portal.detran.ce.gov.br/index.php/carteira-de-motorista-popular

Pernambuco

O programa vai facilitar para que pessoas de baixa renda possam adquirir sua primeira carteira de motorista, basta inscrever-se na CNH Popular.

Inscrições CNH Popular DETRAN PEhttp://www.detran.pe.gov.br/cnh-popular

Espírito Santo

Foi criado o programa CNH Social que é destinado as pessoas com renda familiar baixa, de até dois salários mínimos, aqueles que forem desempregados há mais de dois anos, beneficiários do Bolsa Família e alunos da rede pública.

Inscrições CNH Social DETRAN EShttp://www.cnhsocial.es.gov.br/apresentacao/