Carteira de Trabalho - Como Tirar

A Carteira de Trabalho é um dos documentos mais importantes na vida de um cidadão, é através dela que você poderá comprovar experiência e futuramente ser beneficiado com aposentadoria. Confira todos os passos que você deve seguir para tirar sua carteira de trabalho.

Atualizado em
Carteira de Trabalho

A carteira de trabalho é um dos principais documentos que todo cidadão deve ter. Através desse documento é possível comprovar a sua trajetória profissional, nela estão informações como data de admissão, tempo de serviço, valor do salário, pagamento do seguro desemprego e do PIS, férias e data de saída.

Os benefícios de possuir uma carteira de trabalho são garantidos por lei, além de futuramente ganhar uma aposentadoria, ter direito ao seguro desemprego e o fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS), o trabalhador tem direito também ao décimo terceiro salário.

Carteira de Trabalho – Como Tirar?

Carteira de Trabalho

A carteira de trabalho pode ser feita de uma maneira rápida e fácil em sua cidade. Para solicitar a sua carteira de trabalho, basta se dirigir a o órgão responsável em sua cidade, em São Paulo e algumas outras regiões pode-se tirar a carteira de trabalho em qualquer uma das várias únidades do Poupa Tempo, em algumas cidades você terá que recorrer ao PAT (Posto de atendimento ao trabalhador), e em outros casos a SRTE (Superintendência Regional do Trabalho), você deverá se informar com antecedência para poder se dirigir ao local correto.

Ao chegar no local correto, você precisará ter alguns documentos em mãos, são eles:

  • Duas fotos 3×4, igual e recente, com fundo branco;
  • Comprovante de residência;
  • Documento de identificação original (RG, Certidão de Nascimento ou Casamento ou Certificado de Reservista)