O atraso da menstruação é um assunto de grande importância para as mulheres, e saber quais suas causas é tão importante quanto, confira mais sobre o assunto.

Causas do Atraso da Menstruação

O atraso da menstruação é um assunto de grande importância para as mulheres, e saber quais suas causas é tão importante quanto, confira mais sobre o assunto.

A menstruação é um assunto bastante sério quando se relacionado a saúde e bem estar das mulheres. Em estudos feitos por médicos do país, é constatado que uma grande parcela das mulheres sofrem com algum problema em relação a sua menstruação, como por exemplo a desregulação da mesma.

A Menstruação

O ciclo menstrual é um processo de renovação do nosso corpo, também conhecido como ovulação que é quando nós trocamos os óvulos velhos que não foram utilizados para conceber um bebé por óvulos novos para que o corpo se prepare novamente para uma possível fecundação, caso este óvulo não seja novamente fecundado ele é considerado “inútil” e expelido novamente em forma de sangue, ou seja, em forma de menstruação.

Causas do Atraso Menstrual

As causas do atraso menstrual podem ser diversas, não somente se associando ao fato da gravidez, que é a associação mais comum entre as pessoas, confira abaixo como esses atrasos podem ser melhores entendidos.

Atraso Menstrual Sem Gravidez

Algumas garotas têm atraso menstrual e isso não significa que elas estejam grávidas. Nos primeiros anos de ciclo menstrual, atrasos e irregularidades são mais comuns. O sistema hormonal pode levar algum tempo para se ajustar. Infecções, períodos de estresse, dietas exageradas e baixo peso corporal são outras causas possíveis do atraso menstrual.

Outras Causas

A menstruação atrasada ppode dever-se a motivos psicológicos e podem durar até mais de uma semana, caso tenha tomado a pílula do dia seguinte o atraso pode ir até um mês.

Gravidez

Se você tem ciclos menstruais regulares e a menstruação está atrasada, vale a pena fazer um teste de gravidez. O atraso na menstruação é o sinal mais garantido de gravidez no caso de mulheres que têm ciclos regulares.

Se o atraso for significativo, como quase dois meses, é importante checar com o médico o que está acontecendo.