Será adicionado mais um dígito nos números de telefones celulares da grande São Paulo, com DDD 11, a mudança foi anunciada pela Anatel, e começa no domingo, dia 29 de julho. Todas as operadoras serão afetadas.

Celulares com Nove Dígitos

Será adicionado mais um dígito nos números de telefones celulares da grande São Paulo, com DDD 11, a mudança foi anunciada pela Anatel, e começa no domingo, dia 29 de julho. Todas as operadoras serão afetadas.



A partir de domingo, 29 de julho, todos os números dos celulares em São Paulo, passaram a ter nove dígitos, o número “9” vai ser adicionado ao início de todas as combinações, na área afetada pela mudança estão 64 municípios, todos com DDD 11. Essa mudança feita pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), visa aumentar a possibilidade de combinações para novos números.

A mudança será feita somente em números de celular, os telefones fixos e rádios não terão mudanças. Para auxiliar, o sistema vai passar por fase de adaptação, onde os usuários receberão mensagens informativas e ajuda na hora das ligações.


A alteração no número é gratuita e obrigatória, todas as operadoras serão afetadas. Veja abaixo perguntas e respostas sobre a mudança.

A mudança vai atingir quais usuários?

Todos que tem número de celular com código de área 11 será afetado. São usuários de 64 cidades da Grande São Paulo.



O nono dígito será adicionado aos números de todo o Brasil?

Sim, mas inicialmente apenas em São Paulo, não existe previsão para outros locais.

Quando os telefones móveis de DDD 11 terão nove dígitos?

A partir de domingo – 29 de julho de 2012.

Quais são as cidades com código 11?

  • Alumínio, Araçariguama, Arujá, Atibaia, Barueri, Biritiba-Mirim, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Igaratá, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Itatiba, Itu, Itupeva, Jandira, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Juquitiba, Mairinque, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Morungaba, Nazaré Paulista, Osasco, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Salto, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Paulo, São Roque, Suzano, Taboão da Serra, Tuiuti, Vargem, Vargem Grande Paulista e Várzea Paulista.

Os números de telefones fixos e números de rádio também irão mudar?

Não. Continuarão da mesma forma.


Será preciso incluir o nono dígito também para enviar SMS?

Sim, a mudança também afeta o envio de mensagens.

As ligações serão completadas caso não seja incluído o número 9?

Nos primeiros dez dias sim, mas a partir de 8 de agosto, as ligações serão interceptadas gradualmente, e o cliente receberá um aviso sobre a mudança do número.

Por que os números de celulares terão o nono dígito?

Para aumentar o número de possibilidades entre os números e, assim, aumentar o número de linhas possível. Na região do DDD 11 já existem 42 milhões de chips em uso ou já aprovados para venda (95% do possível).

fonte - g1.globo.com