Um dos maiores shopping de São Paulo foi multado nesta terça-feira e tem 72 horas para abaixar as portas

Center Norte é fechado

Um dos maiores shopping de São Paulo foi multado nesta terça-feira e tem 72 horas para abaixar as portas



Shopping Center Norte

O Center Norte, um dos maiores shopping da capital paulista, foi multado em R$ 2 milhões nesta terça-feira(27), pela prefeitura da cidade. Foram os técnicos da Secretaria de Verde e do Meio Ambiente que fizeram a vistoria do local. Além da multa, o estabelecimento deve suspender suas atividades (incluindo o estacionamento, lojas Carrefour e Lar Center) em até 3 dias.

A multa e a suspensão foram decretadas devido o não atendimento às exigências feitas pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). O shopping já havia sido multado na semana passada por não ter instalado um sistema de extração de gases.


O Center Norte (e todas as suas lojas) têm até 72 horas para encerrar as atividades. A desativação será por tempo indeterminado, até que o shopping comprove todas as regularizações e todas as exigências ambientais.

As medidas impostas para o funcionamento do Center Norte pertence a legislação municipal: manter o piso 30% da área dos estacionamentos permeável e que haja uma árvore para cada 40m de estacionamento.



A assessoria de imprensa do Shopping Center Norte disse que não tinha conhecimento dessas leis e nem da multa, mas que a administração vai se pronunciar ainda hoje.

História

O Center Norte foi construído em 1984, sobre um antigo lixão. O estabelecimento sofre com a decomposição de material orgânico do subsolo. Esse efeito faz com que o gás metano seja jogado no interior de algumas lojas. Os níveis são perigosos para a saúde humana, segundo a Cetesb.

Além disso, a Cetesb também informou que o Shopping corre grande risco de explosão. Segundo o shopping, um sistema para a extração do gás opera há 40 dias e outros sistemas similares também estão sendo providenciados.