A Certidão de Quitação Eleitoral pode ser emitida e validade pela internet, basta acessar o site do TSE e informar os dados necessários.

Certidão de Quitação Eleitoral

A Certidão de Quitação Eleitoral pode ser emitida e validade pela internet, basta acessar o site do TSE e informar os dados necessários.



certidao-quitacao-eleitoralNosso país, assim como muitos outros do mundo, possui como método de gestão pública a democracia, ou seja, os gestores são escolhidos através de eleições, onde todos os votantes possuem o mesmo peso na escolha, e o candidato que for escolhido pela maioria ganha o direito de assumir o cargo ao qual concorria. A votação nas eleições brasileiras são obrigatórias para qualquer cidadão maior de 18 anos, nascido no Brasil, seja homem ou mulher.

Toda vez, de dois em dois anos, quando vamos a nossa zona eleitoral e realizamos nossa votação de foram correta, recebemos um pequeno comprovante chamado de certidão de quitação eleitoral, esse documento serve para comprovarmos que cumprimos com nossas obrigações eleitorais, que são obrigatórias para que possamos realizar diversas atividades como cidadão (concursos, matrículas em cursos, empregos, entre outros).


“A Certidão de Quitação Eleitoral destina-se a atestar, conforme disciplinado pelo § 7º do art. 11 da Lei nº 9.504, de 1997, a existência/inexistência de registro no histórico da inscrição (título) do interessado no cadastro eleitoral de restrição no que se refere à plenitude do gozo dos direitos políticos, ao regular exercício do voto, ao atendimento a convocações da Justiça Eleitoral para auxiliar os trabalhos relativos ao pleito, à inexistência de multas aplicadas, em caráter definitivo, pela Justiça Eleitoral e não remitidas, e à apresentação de contas de campanha eleitoral.”

Certidão de Quitação Eleitoral pela Internet

Como qualquer documento, a certidão de quitação eleitoral pode ser perdida ou inutilizada devido a diversos motivos, e sem sua posse para apresentação, torna-se necessário a retirada de uma segunda via. Para melhorar a facilidade e agilidade do processo de retirada desse novo comprovante, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou a possibilidade de tirar a certidão de quitação eleitoral na internet, o processo pode ser feito de forma simples, veja abaixo:

1. Acesse o site do TSE – http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral



2. Leia todas as informações e clique na caixa de seleção “Li os termos e desejo emitir/validar a Certidão de Quitação Eleitoral.”

3. Depois em “Emissão de Certidão”

4. Preencha os dados do Número do título de eleitor, nome do eleitor, data de nascimento, nome da mãe, nome do pai e código de caracteres, e depois clique em “Emitir Certidão”.


 

Importante:

  • Para que a emissão possa ser feita de forma correta todos os dados devem ser colocados de forma correta, igual a como está registrado no Cadastro Eleitoral;
  • A certidão só é emitida se não houver restrições, por exemplo, ausência não justifica às eleições;
  • Caso a emissão da certidão não seja feita, você pode solicitá-la nos postos de atendimento eleitoral ou em qualquer cartório eleitoral, lá vão lhe orientar melhor;
  • A validação da certidão pode ser feita pela instituição ou órgão onde for apresentada.