Já ouviu falar nessa proteção disponível na internet?

O que é um Certificado Digital e como funciona

Já ouviu falar nessa proteção disponível na internet?



certificado digital

O certificado digital é um conjunto de processos e técnicas que proporcionam uma maior segurança às comunicações e às transações realizadas pelo computador. Ela evita que os dados que foram transmitidos, sejam adulterados ou modificados no trajeto entre a sua máquina e a máquina do destinatário.

A certificação digital já exista há mais de 20 anos. Ela se popularizou com a internet, devido a necessidade e a agilidade de substituir grandes quantidades de papel em bytes. Os dois elementos principais da certificação digital são o certificado e a assinatura digital. Essa assinatura é feita por criptografia, técnica utilizada para codificar dados que circulam pela internet. A união desses dois requisitos faz com que uma pessoa ou um site se proteja contra as fraudes na hora das transações.


O email é um dos principais alvos. Geralmente, os navegadores orientam os usuários de forma superficial de como se fazer uma operação baseada na certificação digital. Afinal, quem nunca se deparou com uma mensagem do navegador dizendo que o site visitado é confiável ou não?

certificado digital

Alguns órgãos do Governo Federal já estão exigindo o certificado digital para acessar alguns dos seus serviços online. A Secretaria da Receita Federal já disponibiliza os certificados digitais e-CNPJ e e-CPF para os contribuintes. Com isso, a vida das pessoas ficará mais fácil, pois evita o longo trajeto e as longas filas até os postos da Receita e dos cartórios.



Tipos de Certificados digitais

Chave criptográfica Validade máxima (anos)
Tamanho (bits) Processo de geração Mídia armazenadora
A1 e S2 1024 Software Arquivo 1
A2 e S2 1024 Sofware Smart card ou token, sem capacidade de geração de chave 2
A3 e S3 1024 Hardware Smart card ou token, com capacidade de geração de chave 3
A4 e S4 2048 Hardware Smart card ou token, com capacidade de geração de chave 3

Ao total serão oito tipos de certificados digitais. São suas séries de certificados, com quatro tipos cada. Por exemplo, a série A (A1, A2, A3 e A4) reúne as assinaturas digitais. Essas assinaturas confirmam a identidade na Web, em e-mail, em redes privadas (VPN) e nos documentos eletrônicos com verificação da integridade de suas informações.

A outra série é a S. Ela será classificada em S1, S2, S3 e S4 e reunirá os certificados de sigilo, que são utilizados na codificação de documentos, de bases de dados, de mensagens e de outras informações eletrônicas sigilosas.

No total, os oito tipos de certificado eletrônico são definidos pelo uso, pelo nível de segurança e pela validade.


Certificados da Receita Federal

O e-CPF e o e-CNPJ são os certificados digitais de pessoas físicas e jurídicas oferecidos pela Receita para que elas possam acessar todos os serviços online que envolvem o sigilo fiscal no país. Eles ficarão disponíveis no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte). Esse sistema foi criado em 2002 pela Secretaria da Receita Federal para identificar as pessoas com transações via internet.