Certificado Digital - O que é? Para que serve?

Através do Certificado Digital pode-se garantir uma maior segurança na transferência de informações pela internet. Seu sistema garante privacidade, autenticidade, integridade, assinatura digital e não-repúdio, entendo melhor o que é e para que serve.

Atualizado em

Certificado Digital

O avanço da tecnologia trás diversos benefícios, dentre eles uma comunicação mais rápida e eficiente. Porém como tudo na vida, também tem seu lado ruim, um dos principais problemas da comunicação é o roubo de informações. Através da interceptação na rede, usuários maliciosos podem roubar informações, alterar, ou até mesmo enviá-las se passando por outra pessoa, para tentar evitar uma parte desses problemas, foi criado então o Certificado Digital.

O que é?

Um certificado digital é uma espécie de documento eletrônico que comprova que um usuário é de fato aquela pessoa que alega ser, funciona como uma "carteira de identidade", sendo que digital.

Para que Serve

Através dele podemos obter uma melhor segurança no transporte de dados, tendo uma maior certeza de, por exemplo, um destinatário, ou um remetente, é realmente quem diz ser. Ou seja, tem-se uma maior certeza de que a mensagem ou arquivo veio da pessoa certa, ou vai para a pessoa certa.

O Certificado Digital, utilizado nas transações eletrônicas garante:

  • Privacidade nas Transações – Garantia de que as informações trocadas não serão vistas por terceiros
  • Autenticidade – Garantia da identidade da origem e do destino da informação
  • Integridade – Garantia de que as informações não foram modificadas ou trocadas
  • Assinatura Digital – Ter certeza, da origem e da integridade de um documento digital
  • Não-repúdio – A garantia  de que somente o titular do Certificado Digital poderia ter realizado determinada operação