Um estudo apresentado na Bélgica comprova que os benefícios da cervejas são tão bons quanto os da água, após os exercícios físicos

Cerveja é tão boa quanto água

Um estudo apresentado na Bélgica comprova que os benefícios da cervejas são tão bons quanto os da água, após os exercícios físicos



Cerveja faz bem a saúde

Um estudo apresentado em Bruxelas comprovou que o consumo moderado de cerveja após exercícios físicos faz tão bem para a hidratação do corpo quanto à água, segundos especialistas médicos. O resultado foi apresentado no VI Simpósio Europeu de Cerveja e Saúde, na Bélgica, onde participaram especialistas em medicina, nutrição e alimentação da União Européia.

O resultado foi baseado no estudo do pesquisador da Universidade de Granada, Manuel Castillo, que fez a medição da reação do corpo à ingestão de água ou cerveja após a realização de esforço físico intenso. “Realizamos o estudo para comprovar se o costume de tomar cerveja depois do exercício era recomendável”, explicou.


A conclusão da pesquisa foi a de que uma quantidade moderada de cerveja não prejudica a hidratação após o exercício e seria a mesma coisa que consumir água. Os especialistas recomendam que todos que não possuam contra-indicação, consumam bebidas fermentadas. “Não foi encontrado nenhum efeito negativo que pudesse ser atribuído à ingestão de cerveja e comparação com a ingestão de água”, afirmou Castillo. O pesquisador ainda disse que durante as conferências será apresentado outro estudo que descarta a relação entre beber cerveja e ficar com a famosa “barriga de chopp”.

Outros benefícios

Além da hidratação, o médico Ramón Estruch, do Hospital Clínico de Barcelona, afirmou que os resultados dos estudos mostram que o consumo moderado de cerveja “ajuda na prevenção de acidentes cardiovasculares, graças ao efeito antioxidante e antiinflamatório as artérias. Além disso, ela também ajuda na prevenção da diabetes, melhora a pressão arterial, regula o colesterol e previne a arteriosclerose.



Atualmente, estão sendo feitos estudos e pesquisas para determinar se os benefícios da cerveja sem álcool são maiores que os da cerveja com álcool, embora haja suspeitas de que a sem álcool tem efeitos mais positivos. “Consumir a cerveja dentro de um padrão de alimentação saudável, preferencialmente a dieta mediterrânea”, completo Ramón.