A cervicite é basicamente caracterizada por uma inflamação do colo do útero provocada por um número de organismos diferentes, também conhecido como cérvice uterino, apesar de pouco conhecida, essa doença não é muito incomum.
As causas comuns para essa inflamação são doenças como a gonorréia, herpes, clamidia e infecções bacterianas. Mas também podem existir as cervicites dos tipos crônicas, que tem seu aparecimento comum nas mulheres após o parto. Existem casos também, porém pouco comum, de cervicite causada por determinada sensibilidade a alguns produtos químicos, como os dos espermicidas, do látex da camisinha e também a determinadas substâncias encontradas em tampões vaginais.
Sintomas
Os sintomas relacionados a cervicite são confusos, pois cerca de 70% das mulheres com cervicite em atividade dizem não sentir nenhum tipo de sintoma relacionado a infecção, apenas uma minoria apresenta os sintomas característicos, que são:
- secreção vaginal purulenta
- dor intensa no baixo ventre e ao toque vaginal
- eventualmente febre
- dor e sangramento durante a relação sexual, principalmente na penetração profunda
- desconforto ao urinar também podem ser sinais da doença.
Tratamento
O tratamento da cervicite é simples, e é feito com a ministração de antibióticos específicos para as bactérias causadoras do problema. Vale salientar que como o diagnóstico da doença é complicado, pela não manifestação de sintomas aparentes, a mulher deve solicitar seus exames de rotina a ginecologista e dar maior atenção as taxas relativo a bactérias.