Cervicite - Tratamento

A Cervicite é uma irritação do colo do útero podendo ser causada pela gonorréia, herpes, clamidia e infecções bacterianas, o seu tratamento é baseado no controle da infecção causado pela doença, geralmente através de remédios.

Atualizado em

Cervicite

A cervicite é basicamente caracterizada por uma inflamação do colo do útero provocada por um número de organismos diferentes, também conhecido como cérvice uterino, apesar de pouco conhecida, essa doença não é muito incomum.

As causas comuns para essa inflamação são doenças como a gonorréia, herpes, clamidia e infecções bacterianas. Mas também podem existir as cervicites dos tipos crônicas, que tem seu aparecimento comum nas mulheres após o parto.  Existem casos também, porém pouco comum, de cervicite causada por determinada sensibilidade a alguns produtos químicos, como os dos espermicidas, do látex da camisinha e também a determinadas substâncias encontradas em tampões vaginais.

Sintomas

Os sintomas relacionados a cervicite são confusos, pois cerca de 70% das mulheres com cervicite em atividade dizem não sentir nenhum tipo de sintoma relacionado a infecção, apenas uma minoria apresenta os sintomas característicos, que são:

  • secreção vaginal purulenta
  • dor intensa no baixo ventre e ao toque vaginal
  • eventualmente febre
  • dor e sangramento durante a relação sexual, principalmente na penetração profunda
  • desconforto ao urinar também podem ser sinais da doença.

Tratamento

O tratamento da cervicite é simples, e é feito com a ministração de antibióticos específicos para as bactérias causadoras do problema. Vale salientar que como o diagnóstico da doença é complicado, pela não manifestação de sintomas aparentes, a mulher deve solicitar seus exames de rotina a ginecologista e dar maior atenção as taxas relativo a bactérias.

Cervicite