Cheque Legal - Consulta situação de cheques

O sistema do Cheque Legal foi criado para que tanto as pessoas físicas quanto as empresas possam acompanhar as informações sobre os cheques recebidos por elas. Confira tudo o que você pode ficar sabendo através do sistema do Cheque Legal.

Atualizado em
Cheque Legal

O Cheque Legal foi desenvolvido pela FEBRABAN e foi lançado oficialmente durante o CIAB 2012. A intenção do programa Cheque Legal não serve para analisar se o cheque tem ou não crédito ou para verificação de saldo do mesmo, mas sim permitir que qualquer pessoa física ou empresa possa realizar uma consulta e ter informações sobre o cheque sustado e/ou contas encerradas.

O sistema criado pela FEBRABAN informará a quem fizer a pesquisa sobre a situação física do cheque, se o mesmo não está bloqueado, furtado/roubado, sustado ou revogado ainda que em caráter provisório, bloqueado pelo banco, porque o correntista recebeu o talão e ainda não desbloqueou, cancelado, extraviado ou destruído, ou ainda não é objeto de bloqueio judicial, de conta corrente encerrada.

Como Consultar?

Clique AQUI para acessar o site Cheque Legal.

Para consultar a situação do cheque, o interessado precisa preencher todos os campos em azul, o número do CPF ou CNPJ do emissor do cheque, o código CMC7 (no rodapé do cheque) e o número do CPF ou CNPJ de quem está consultando o cheque. Veja onde deve preencher na imagem abaixo:

Cheque Legal

Após realizar o preenchimento de todos os campos necessários, o interessado deve concordar com os termos e condições de uso das informações do site Cheque Legal, digitar o código conforme a imagem ao lado e clicar no botão “Consultar”. Dentre alguns segundos você verá todas as informações do cheque que foi consultado. Um informação relevante é que o site só faz consultas de 4h da manhã até as 24h.

IMPORTANTE:

O site Cheque Legal informa somente a situação física do cheque e não faz qualquer validação referente a fundos e/ou saldo em conta corrente ou, ainda, realiza análise de crédito do emissor do cheque.
A informação da situação física do cheque é válida até a data/hora de atualização informada pelo banco emissor do cheque, podendo haver alteração na situação do cheque, após a data/hora informada pelo banco emissor, conforme artigo 9º da Resolução n.º 3972, divulgada pelo Banco Central do Brasil.

Informação retirada do próprio site Cheque Legal.