Os moradores de diversas cidades de Santa Catarina já sofrem com a força das chuvas no Estado

Chuvas em Santa Catarina

Os moradores de diversas cidades de Santa Catarina já sofrem com a força das chuvas no Estado



Chuvas em Santa Catarina

Santa Catarina passa mais uma vez pelo pesadelo das chuvas. A Defesa Civil do Estado confirmou na manhã desta sexta-feira mais uma morte causada pelas fortes chuvas na região. Dois homens que estavam num barco no bairro Pamplona, em Rio do Sul, foram atingidos quando o remo de um deles pegou um fio de alta tensão. Um deles morreu no local e o outro está hospitalizado, segundo o Major Emerson Nerin.

Em Guabiruba,  110km de Florianópolis, já havia sido confirmado a morte de um homem de 65 anos, que se acidentou após subir no telhado de sua casa e a estrutura desabar. O caso ocorreu ontem, quinta-feira (8). Três pessoas também se feriram devido à enxurrada em uma Ilhota e outro em Ascurra. O número de doentes chega à 39 pessoas.


São 15 cidades sofrendo com as chuvas e decretando estado de emergência em Santa Catarina. O “dilúvio”  começou na segunda-feira (5) e o balanço da Defesa Civil do Estado mostra que, até agora, são mais de 660,8 mil o número de pessoas afetadas e prejudicadas pelas inundações. Mais de 37 mil cidadãos estão fora de suas casas.

Há comunidades isoladas pelas enxurradas nas cidades de Ilhota, Blumenau, Itajaí e Agronômica, segundo o Major da Defesa Civil, Aldo batista Neto.



Cidades Afetadas

As cidades que estão em estado de alerta desde o início da noite de ontem são: Angelina, Bocaina do Sul. Brusque, Caçador, Correi Pinto, Ituporanga, Leoberto Leal, José Boiteux, Navegantes, Pouso Redondo, Rio das Antas, Rio dos Cedros, São João Batista, Tijucas e Witmarsum.

O nível do rio Itajaí-Açu está acima do normal. Ele transbordou no final da tarde de quinta-feira (8), atingindo 12,4 metros na cidade de Blumenau, na última medição realizada pela Defesa Civil. Segundo os moradores, a partir de 8 metros de água o rio já começa a inundar a região.

Em Blumenau, as aulas já foram suspensas até segunda-feira e o sistema de transporte público sofre com a dificuldade de andar pelas ruas da cidade.


2008

Não é a primeira vez que a chuva atrapalha a vida dos moradores de Santa Catarina. Em 2008, as fortes chuvas causaram deslizamentos e enchentes em Santa Catarina. Pelo menos 62 municípios sofreram e decretaram situação de emergência. No total, 135 pessoas morreram.