O Ciclo do Carbono é essencial para a manutenção da sobrevivência no planeta terra, é através dele que o carbono é renovado através de processos naturais.

Ciclo do Carbono

O Ciclo do Carbono é essencial para a manutenção da sobrevivência no planeta terra, é através dele que o carbono é renovado através de processos naturais.



o-ciclo-do-carbonoSão vários os elementos presentes na natureza em todo o planeta terra, os mais abundantes são o Hidrogênio (H), Hélio (He), Oxigênio (O) e o Carbono (C). Esse último, o Carbono, é o principal formador de todas as coisas que são orgânicas. O Carbono é encontrado na forma de gás na atmosfera, originado na grande maioria pela respiração dos seres vivos, cerca de 79%, o qual se completam com o Ciclo do Carbono.

Ciclo do Carbono

O Ciclo do Carbono tem início a partir das plantas, ou outros organismos autótrofos, que absorvem o gás carbônico no ar, e o utilizam para a fotossíntese, de forma a incorporar o gás carbônico em suas moléculas. Posteriormente o carbono atinge um nível trófico, quando animais comem plantas e absorvem parte do carbono, que está incorporado em forma de açúcares. Ele é devolvido a atmosfera através da respiração ou da decomposição desses organismos. A outra parte é absorvida pelos organismos decompositores, ou devolvida para a atmosfera através de uma queima.


Os oceanos possuem também um reservatório de gás carbônico, que realiza uma constante troca com a atmosfera, em uma processo contínuo e recíproco.

[youtube]Xs7Z2NQYPPc[/youtube]



Revolução Industrial

A revolução industrial afetou de forma negativa o ciclo do carbono, antes o ciclo era equilibrado, onde a liberação de gás carbônico pela atmosfera era compensado pela absorção das plantas, e vice-versa. Porém, após o crescimento industrial nas grandes cidades, o nível de emissão de gás carbônico e dióxido de carbono cresceu bastante, o que provoca o chamado Efeito Estufa, onde esses gases provocam vários transtornos, dentre eles o aumento da temperatura e a retenção da poluição.

Você pode entender o Ciclo do Carbono, de uma forma mais didática, na imagem abaixo.

ciclo-do-carbono

Ciclo do Carbono