O coito interrompido é muito utilizado por casais pelo mundo, apesar disso é um método contraceptivo muito ineficaz, e possui muitas desvantagens.

Coito Interrompido

O coito interrompido é muito utilizado por casais pelo mundo, apesar disso é um método contraceptivo muito ineficaz, e possui muitas desvantagens.

casal

Cada vez mais cedo os jovens inciam sua vida sexual, muitas vezes isso pode tornar-se perigoso, já que nem sempre o conhecimento é suficiente para saber os riscos e como se prevenir de doenças e uma gravidez indesejada. Sem dúvida o método contraceptivo mais utilizado é a camisinha, distribuída livremente em Postos de Saúde, campanhas de conscientização e outros locais. Porém, não é somente esse o método utilizado pelos casais. O coito interrompido é bastante utilizado, mesmo tendo um índice de falha bastante alta, algo em torno dos 19%.

O que é?

O coito interrompido consiste em o indivíduo retire, durante o ato sexual, o pênis da vagina antes que ocorra a ejaculação, evitando assim que o esperma penetre na vagina. Contudo, uma pequena quantidade de sêmen é expelido durante as preliminares, o que faz com o que o método possa tornar-se falho.

As principais vantagens são a de não necessitar do uso de preservativos ou medicamentos. Apesar disso as desvantagens são maiores, a principal é que o método não preveni doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), já que ocorre o contato direto no ato sexual preliminar, além disso podemos citar também a probabilidade de uma gravidez, já que os sêmens deixados nas preliminares podem fecundar um óvulo, e por último pode ocorrer da parceira não chegar ao orgasmo, já que os estímulos serão interrompidos durante o ato sexual.