Saiba mais sobre esse sistema que pode ajudar a preservar o meio ambiente!

O que é Coleta Seletiva do Lixo

Saiba mais sobre esse sistema que pode ajudar a preservar o meio ambiente!



Coleta Seletiva

O lixo é algo que o ser humano acumula e, muitas vezes, nem se dá conta da quantidade e da bola de neve que isso pode virar. A Coleta Seletiva é uma forma mais consciente de se dar um destino ao lixo produzido pela sociedade. No Brasil, ainda há muito que se fazer para que este hábito se torne algo comum.

A reciclagem é um processo educacional, social e ambiental, que se baseia no recolhimento de materiais como papel, plástico, vidros e metais, separados e destinados ao reaproveitamento.


Pilhas e baterias, por exemplo, quando são descartadas no meio ambiente, provocam a contaminação do solo. E quem nunca jogou ou possui um material como este em casa? Embora não possam ser reutilizados, esses produtos ganham destino apropriado para não poluírem o planeta.

Reciclar é importante pois ajuda na preservação do meio ambiente. O Plástico, por exemplo, demora milhares de anos pra se decompor.



Outro caso preocupante e que está diretamente ligado a Coleta Seletiva, são os lixos hospitalares. Por serem infectados com uma grande quantidade de vírus e bactérias, seu destino deve ser seguro, sem que haja o contado do ser humano com os resíduos. Esses restos são levados para incineração em locais especializados.

Esses objetos, após o recolhimento, são vendidos às industrias recicladoras, para que novos produtos e materiais sejam produzidos, retornando à prateleiras dos comércios e fábricas. É um ciclo de produção.

Hoje, muitas cidades estão implementando a Coleta Seletivo de Lixo nos bairros, escolas, escritórios, postos de combustíveis, centros comerciais e outros locais que aglomeram muitas pessoas, facilitando o acumulo de lixo.


Coleta Seletiva de Lixo

Segundo o professor Sabetai Calderoni, hoje no Brasil, 135 cidades já possuem o sistema de Coleta Seletiva.

Se você quer fazer parte e contribuir com a coleta, procura no seu bairro ou na sua cidade, empresas especializadas. Alguns Estados, já oferecem o serviço para a população. Basta entrar em contato com a Prefeitura local e obter mais informações.