A culinária da Paraíba é muito rica e variada em cores e sabores que atrai os visitantes de todo o Brasil para nossa querida Paraíba, para que possam se deliciar…

Comidas Típicas da Paraíba



A culinária da Paraíba é muito rica e variada em cores e sabores que atrai os visitantes de todo o Brasil para nossa querida Paraíba, para que possam se deliciar do nosso variado cardápio. O vasto litoral proporciona uma rica fauna marinha e peixes, frutos do mar, lagosta, camarão, são pratos típicos da região, quase sempre feitos no molho de coco e servidos com uma ótima bebida para acompanhar.

A carne de sol tem um lugar de destaque na culinária paraibana. Feita depois que descansa em leite natural, tornando-a mais macia e saborosa, é servida acompanhada de macaxeira, inhame, ou farofa matuta como é costume no sertão. A tapioca, o queijo de coalho assado na brasa, a pamonha, o pé-de-moleque, a canjica, também são pratos que podem ser encontrados na cidade.


Outros pratos típicos do povo paraibano:

  • Buchada de Bode
  • Macaxeira cozida
  • Cuscuz
  • Bode Guisado
  • Chouriço doce
  • Arrumadinho da Paraíba

Arrumadinho da Paraíba



Ingredientes
1/2 kg de feijão verde
1 kg carne de charque
4 tomates grandes picados
2 cebolas grandes picadas
1 maço de coentro picado
2 pimentões picados
1/2 kg de farinha de mandioca
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo
Leve o charque cortado em pedaços pequenos ao fogo em uma panela com água e deixe ferver. Tire do fogo, escorra e frite a carne. Reserve.
Cozinhe o feijão e junte os tomates, as cebolas, o coentro, os pimentões e a carne, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem e coloque numa travessa só e bem arrumadinho. Acrescente a farinha se desejar.