Conheça melhor a ressaca, dicas para combater e como cuidar do seu organismo.

Como Curar uma Ressaca

Conheça melhor a ressaca, dicas para combater e como cuidar do seu organismo.

 

Com muitas festividades durante todo o ano a animação nunca para, são festas para comemorar aniversários, confraternizações, feriados e muito mais. Com isso muitos acabam por beber excessivamente nessas ocasiões, e isso traz algumas consequências para o corpo como tontura, dificuldade na fala, esquecimento, perca de vergonha ou limites, piora da visão, diminuição dos reflexos, sensação de animação, entre vários outros. Essas as as consequências imediatas do excesso de bebida alcoólica, mas ainda tem as do dia posterior que é a chamada ressaca, seus sintomas podem ser bastantes desagradáveis. Mas afinal, o que é ressaca?

Definição de Ressaca

É um tipo de crise de abstinência. Como qualquer outra bebida ou alimento, o álcool é metabolizado e distribuído pela corrente sanguínea para todas as células do corpo. A sensação de embriaguez e relaxamento ocorre quando ele chega ao cérebro. É o momento da intoxicação.

O corpo faz um grande esforço para dar conta das doses excessivas. Quem mais trabalha é o fígado, que precisa produzir enzimas para absorvê-lo, transformá-lo em gordura e secretá-lo pela bile. Quando o trabalho acaba, o fígado quer mais e entra numa espécie de depressão, desorganizando todo o metabolismo. O sistema nervoso, que também foi acelerado, tem uma reação parecida. O resultado é uma queda da força muscular, dor de cabeça, enjôo, diarréia, sensibilidade à luz e um cansaço enorme.

fonte: http://saude.abril.com.br/especiais/fim_de_ano/conteudo_262063.shtml

Como Combater

[youtube]8VQw_EQ-wa8[/youtube]

Para ter todos os sintomas amenizados existem formas de combater a ressaca, confira abaixo algumas dicas para curar a ressaca.

  • Beba bastante água. Devido ao longo processo de digestão da grande quantidade de bebida o corpo perde muito líquido e é essencial o sua reposição para uma melhor manutenção do organismo.
  • Analgésicos são bons para amenizar a dor de cabeça.
  • Evite comidas pesadas como carnes vermelhas e frituras que podem sobrecarregar mais ainda o fígado e o estômago.
  • Não deixe de se alimentar, sanduíches leves com pão integral, verduras e sucos são boas dicas.
  • Evite beber novamente em excesso nas próximas 48 horas para que o corpo possa se recuperar por completo.

Receita de Suco Anti-Ressaca

– 1 Maça média descascada
– ½ Cenoura descascada
– 1 talo pequeno de Aipo (ou salsão)
– Suco de 1 laranja ou Água de coco
Pique a maçã, a cenoura e o aipo e bata no liquidificador com o suco de laranja ou a água de coco.  Beba em seguida.

Tome de 2 a 3 copos neste dia.

Fonte: Nutricionista Maribel Melos