Algumas vezes nosso ouvido entope, e fica aquela sensação ruim. Para desentupir existem alguns métodos diferentes de acordo com a causa do entupimentos, confira e veja como é fácil.

Ouvido Entupido

Algumas vezes nosso ouvido entope, e fica aquela sensação ruim. Para desentupir existem alguns métodos diferentes de acordo com a causa do entupimentos, confira e veja como é fácil.



Nossos corpo responde de diferentes formas a estímulos e acontecimentos do ambiente, um exemplo disso, são quando nosso ouvido fica entupido, existem diversos motivos para isso, os mais conhecidos são entupimento por cera, depois de vôos e por causa de resfriados. Dependendo do motivo a forma utilizada para desentupir os ouvidos vai ser diferente.

Entupimento por Objetos

Antes de qualquer outro motivo, verifique se não é algum objeto que está causando a obstrução do ouvido, caso sim, não mexa! Vá a um médico para que ele retire da melhor forma possível.


Ouvido Entupido depois de Vôos

Aperte o nariz com os dedos e force suavemente contra as narinas. Isso vai ocasionar uma passagem de ar que permite a abertura dos ouvidos. Bocejar também ajuda a aliviar a pressão e desobstruir os ouvidos.

Ouvido Entupido por Resfriado

Utilize medicamentos específicos para descongestionamentos nasais, pois também agem sobre os ouvidos.



Ouvido Entupido por Cera

Para desentupir os ouvidos, você vai precisar de água morna, água oxigenada, conta-gotas, algodão e vasilha graduada de medição.

Coloque duas a três colheres de sopa de água morna na vasilha, em seguida, despeje a mesma quantidade de água oxigenada. Misture bem as duas. Depois coloque dentro do conta-gotas.

Deite-se de lado, e use o conta-gotas para despejar a solução dentro do ouvido, não deixe transbordar, basta apenas um pouco. Fique na mesma posição por dez minutos, deixando a solução agir.


Após esse tempo, drene o ouvido. Ainda deitado, utilize o algodão no ouvido, para secar.

Observação – É normal sentir uma sensação efervescente, mas não se preocupe, porque é apenas a solução dissolvendo a cera e limpando o ouvido.