Quem não se incomoda com as rugas que aparecem com a idade ou com o cansaço? Elas são sinais naturais da pele e vão aparecer em todos, com o passar do tempo. A estética sempre buscou soluções eficazes para tentar amenizar essas pequenas linhas de expressão da pele e do rosto. Mas como nenhum produto faz milagres, o ideal e mais recomendado é o uso do protetor solar diariamente.
Alimentação
Os cuidados com a alimentação também pode reverter e atrasar o aparecimento das rugas. Aqueles alimentos ricos em carotenoides, como a laranja, mamão, cenoura, e vegetais escuros, faz com que as rugas demorem mais para aparecer.
Os flavonoides, como o chá verde, as frutas vermelhas e a berinjela, também combatem o envelhecimento celular da pele. O zinco, presente nos frutos do mar, por exemplo, o licopeno do tomate e as vitaminas C e E são excelentes também para o combate as temidas marquinhas de envelhecimento.
Se você quer também evitar a flacidez da pele, os alimentos indicados são: a soja, as castanhas e a aveia, pois elas vão atuar no combate à flacidez cutânea.
Tratamentos
Existem diversos tipos de tratamento para evitar a chegada das temidas rugas. Os cosméticos, cosmeucêuticos e medicamentos são os mais utilizados. Os cremes cosméticos hidratam a pele sem mexer na estrutura dela, enquanto os cosmeucêuticos penetram mais na pele, mas sem provocar os efeitos adversos que os medicamentos podem causar, por exemplo.
Geralmente, quem utiliza os cosmeucêuticos, são aquelas pessoas que possuem a pele sensível, pois eles são produzidos com retinol e as vitaminas C e E. Já entre os medicamentos, o mais procurado e indicado pelos médicos são os ácidos retinoicos.
Dicas
Os medicamentos a base de ácido removem a camada morta da pele, permitindo que o “remédio” penetre mais na pele. Isso faz com que a ação promova um estímulo maior para a produção de novas células, ajudando na elasticidade da pele.
Já os produtos ricos em vitaminas C e E agem como antioxidantes, como por exemplo, o chá verde. Essa substância combatem os radicais livres causados pela exposição ao sol, tabaco ou poluição.
A aplicação varia conforme o creme ou produto utilizado. Para os ácidos retinoico, que é mais forte e tem sensibilidade ao sol, o uso é recomendado durante à noite. Já os outros compostos são usados em alternância para pele mais sensíveis ( uma noite sim outra não) e os utilizados em peles normais como a vitamina C e o ácido glicólico, podem ser aplicadas na parte da manhã.