Essa é uma dúvida frequente entre os formandos de todas as universidades brasileiras. Veja algumas dicas que podem facilitar o trabalho

Como Fazer o TCC

Essa é uma dúvida frequente entre os formandos de todas as universidades brasileiras. Veja algumas dicas que podem facilitar o trabalho



 TCC

Todo mundo que faz uma faculdade sempre sonhou na hora de elaborar o trabalho final de conclusão de curso, o último obstáculo antes do diploma. As regras do TCC são feitas através das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que determinam o espaçamento, fonte, citações e outras regras para digitar o trabalho.

A primeira coisa que deve ser definida é o tema na qual você vai abordar. Todos os aspectos a serem abordados devem ser analisados durante a pesquisa, bem como a sua finalidade e quais suas contribuições técnicas, científicas e sociais. Isso se chama Metodologia, que deve estar clara nas entrelinhas do seu trabalho.


Toda a bibliografia usada deve ser colocada no seu TCC. As obras são a base que o aluno tem para provar de onde a sua teoria partiu.  A biografia deve ser apresentada no trabalho de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas.  Para que não haja dor de cabeça, o aluno terá que fazer um fichamento bibliográfico em forma de resumo, deixando apenas as principais ideias, relacionadas ao tema escolhido, em destaque.

Estrutura

Introdução: ela não é o resumo. É nela que apresentamos o problema de pesquisa e o seu objeto. Os objetivos do trabalho e as hipóteses iniciais devem ser explicados de forma detalhada. Em seguida, devem ser expostas as justificativas e razões para elaboração do trabalho.



Referencial teórico e metodológico: mostre e comente sofre as referências bibliográficas escolhidas para o seu TCC. O aluno deve construir algo parecido com o que vai ser o trabalho, como se fosse uma moldura, justificando a abordagem metodológica da pesquisa, assim como as técnicas utilizadas para tal.

Desenvolvimento: apresentação dos dados da pesquisa, estabelecendo relações nítidas entre o objeto do trabalho e o referencial teórico. Desenvolva bem a explicação e prove porque o tema escolhido é importante.

Considerações Finais: ressalte as possíveis conclusões/considerações possibilitadas feitas pela elaboração do seu trabalho e sobre a ideia que foi exposta. Caso haja algo a acrescentar que seja importante, faça.


Bibliografia: Não coloque fontes bibliográficas que não foram citadas no seu trabalho. Caso haja conveniência de referenciar material bibliográfico sem alusão no texto, isto deve ser feito em sequência à bibliografia, sob o título “Bibliografia”.