Não sabe como o seu aparelho funciona? Veja como é possível se orientar

Como funciona o GPS

Não sabe como o seu aparelho funciona? Veja como é possível se orientar



GPS Satelite

Hoje a maioria das pessoas utiliza um GPS para se orientar enquanto dirigem ou viajam. Agora fica mais fácil encontrar os locais e não se perder. O GPS mostra o melhor caminho que você deve seguir para chegar ao destino correto.

Este aparelho serve como receptor que nos fornece as informações com coordenadas geográficas. O GPS funcionada através dos sinais dos satélites que estão no espaço. A partir deles, o aparelho consegue calcular a distância entre o receptor e o satélite para chegar ao destino desejado.


A sigla GSP significa Global Positioning System, que é um sistema de navegação baseado nos satélites, permitindo que qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo saiba localizar o caminho desejado, 24 horas por dia e claro, em tempo real.

Hoje os GPS também já estão disponíveis em diversos aparelhos de celular. Mas os separados ainda são os mais vendidos, pois eles podem ser colocados dentro do carro, facilitando o motorista durante o percurso.



Mapas e dados

GPS

Quando ligamos nosso GPS um mapa vai aparecer. Os dados do sistema de mapeamentos são independentes do sistema do aparelho que orbita no espaço. Os mapas são desenvolvidos pelas empresas e fabricantes de cada aparelho. Se você estiver no litoral brasileiro, por exemplo, dificilmente o seu GPS lhe mostrará informações e, provavelmente, vai aparecer o mar na tela.

Sem os mapas gráficos, nós não teríamos as informações precisas das ruas, estradas, avenidas e outras regiões. Nós apenas saberíamos os graus de longitude e latitude, por exemplo.