Veja como fazer a instalação do Siri em diversos aparelhos da marca da maçã, o iPhone 4, iPhone 3GS e iPod Touch, com um passo-a-passo bastante didático e auto-explicativo.

Como Instalar o Siri no iPhone 4, iPhone 3GS e iPod Touch

Veja como fazer a instalação do Siri em diversos aparelhos da marca da maçã, o iPhone 4, iPhone 3GS e iPod Touch, com um passo-a-passo bastante didático e auto-explicativo.



Juntamente com o lançamento do iPhone 4S veio o revolucionário assistente pessoal Siri, porém duas grandes decepções: só funcionaria nos idiomas inglês, francês e alemão; e que não poderia ser instalado nas versões anteriores do iPhone. Isso foi uma tremenda frustração para os donos de versões mais antigas do iPhone, inclusive de alguns hackers, que em vista desse empecilho passaram a maquinas um jeito de fazer com que Siri rodasse nos iPhones mais antigos como o iPhone 3GS – e até mesmo no iPad e iPod Touch.

Algum tempo se passou, conseguiram fazer o Siri funcionar no iPhone 4. Entretanto, existem dois empecilhos à distribuição e execução desse hack. O primeiro fator é que ao distribuir os arquivos que possibilitam a execução da Siri, o autor da solução quebra as regras de distribuição de software da Apple (ou seja, comete um crime). O outro problema é que o Siri, mesmo estando instalado, precisa se autenticar em um servidor da Apple no momento em que faz alguma interação, e a grande barreira nisso é que o servidor da empresa só dá a autenticação ao iPhone 4S. Para solucionar essas dificuldades, eis que o hacker chpwn criou o Spire, um pacote para o Cydia que legaliza a instalação da Siri em aparelhos que não sejam o iPhone 4S (e que rodam iOS 5). E como Spire faz consegue fazer isso?


Ao ser instalado, o Spire faz o download dos arquivos necessários para a instalação da Siri (pois assim é permitido pelo contrato de uso da Apple), e na hora da autenticação, usa um servidor proxy de iPhone 4S (genericamente chamados de Siri proxy) disponível na internet.

Já existem alguns servidores Siri proxy na internet, porém, como demandam uma estrutura cara, poucos são gratuitos.



Pré-requisitos para Instalação

  • O iPhone precisa estar desbloqueado para instalar programas (Jailbreak)’;
  • É preciso estar em uma rede Wi-Fi, com boa velocidade, para poder baixar os cerca de 100MB de arquivos necessários para a instalação do Siri.

Passo-a-Passo da Instalação


  • Passo 1. No iPhone, abra o app Cydia;
  • Passo 2. Na opção “Search”, digite “spire” na barra de pesquisa, e depois pressione “Buscar” no teclado virtual;
  • Passo 3. Escolha a opção “spire” para selecionar o programa a ser instalado;
  • Passo 4. Aperte o botão “Install”, e na próxima tela pressione o botão “Confirm”. Aguarde o processo terminar, pois essa etapa é demorada. Nela serão baixados os arquivos de instalação da Siri. Mesmo que pareça que o processo parou, não faça nada. Apenas aguarde;
  • Passo 5. No final do processo, reinicie o aparelho;
  • Passo 6. Após reiniciar, Vá em “Ajustes”, depois em “Geral”, então em “Siri”, e ative a funcionalidade;
  • Passo 7. Depois disso volte para “Ajustes” e vá para “Spire”. Nessa tela, digite o endereço de um servidor proxy no campo “Proxy Host”. Neste endereço existe uma lista de Siri proxy que podem ser usados;
  • Passo 8. Caso o servidor proxy tenha um certificado, abra o safari e acesse o endereço de certificado fornecido pelo servidor, para instalar o mesmo;
  • Passo 9. Pressione e segure o botão “Home” até a Siri aparecer;

Fazendo tudo isso, já é possivel usar o Siri no iPhone e iPod Touch e aproveitar todas as vantagens que ela tem, mesmo que ainda seja em inglês. Entretanto,é mais fácil que você aprenda a manipular em inglês do que comprar um novo aparelho.