Esse ano teremos as Eleições 2012, que vai escolher prefeitos e vereadores para todos os municípios do país. O voto é obrigatório para a maioria da população, mas caso não seja possível votar, o eleitor deve justificar seu voto.

Como justificar Voto

Esse ano teremos as Eleições 2012, que vai escolher prefeitos e vereadores para todos os municípios do país. O voto é obrigatório para a maioria da população, mas caso não seja possível votar, o eleitor deve justificar seu voto.



Na democracia todo cidadão tem direitos e deveres, entre eles estão a oportunidade, obrigatório para alguns, de escolher os que vão comandar nossa cidade, nosso estado e nosso país, isso através tudo das eleições. Vai ocorrer agora as eleições 2012, e como todas as outras, é obrigatório o voto de maiores de 18 anos e menores de 70 anos.

Porém sabemos que algumas vezes ocorre de não podermos realizar nosso voto, e para que isso não traga prejuízos futuros, é necessário justificar seu voto, através de um requerimento que deve ser entregue em qualquer posto de justificativa (no dia da eleição) ou nos locais indicados, até 60 dias após a eleição.


[youtube]su2RJwFa5J0[/youtube]

Justiça Eleitoral

O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição terá de justificar sua ausência por meio do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que deve ser devidamente preenchido e entregue no dia da votação.

Esse formulário pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, nas páginas da Internet dos tribunais regionais eleitorais de cada estado e, no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa.

No dia da eleição, basta que o eleitor, portando o título eleitoral e um documento oficial de identificação com foto, entregue o Requerimento de Justificativa Eleitoral devidamente preenchido em qualquer um dos locais destinados ao recebimento do RJE.

Caso o eleitor não entregue a justificativa no dia da eleição, ele deve apresentar, até 60 (sessenta) dias após cada turno da votação, requerimento (formato PDF) dirigido ao juiz da zona eleitoral onde está inscrito, pessoalmente ou pelos Correios.

A justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, se o eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turnos da eleição, terá de justificar sua ausência para o primeiro e para o segundo, separadamente, obedecendo aos mesmos requisitos e prazos para cada um deles.

O eleitor pode justificar a ausência às eleições tantas vezes quantas forem necessárias, mas deve estar atento a eventual realização de revisão do eleitorado no município onde for inscrito, o que poderá levar ao cancelamento de seu título eleitoral.